Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53261
Tipo: Dissertação
Título: O efeito do prêmio aprender para valer nas expectativas educacionais e discentes cearenses
Autor(es): Carvalho, Caroline de Paula Brandão de
Orientador: Rocco, Leandro de Almeida
Palavras-chave: Expectativas educacionais;Aprender para Valer;Regressão descontínua;SPAECE
Data do documento: 2019
Citação: Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal,do Ceará, Fortaleza, 2019
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o efeito do prêmio Aprender para Valer sobre as expectativas educacionais de discentes cearenses; mais especificamente, analisar o efeito de um aluno ter o direito de receber o prêmio em determinado ano sobre suas expectativas no ano seguinte de cursar o Ensino Superior. O prêmio Aprender para Valer foi instituído pelo governo do estado do Ceará desde 2009 e visa contemplar com um notebook os alunos do Ensino Médio que obtenham desempenho adequado na avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). As bases de dados do SPAECE utilizadas compreendem os anos de 2013 e 2014, e fornecem informações sobre a proficiência dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa, além de atributos demográficos e socioeconômicos dos alunos, bem como a percepção destes sobre os professores e a escola. A metodologia escolhida foi a de regressão descontínua com scores múltiplos, levando em conta os critérios de elegibilidade do prêmio Aprender para Valer. Os resultados mostraram que os alunos que tinham direito a receber o prêmio aumentaram suas expectativas de cursar o Ensino Superior.
Abstract: The goal of this work is to analyze the effect of the Aprender para Valer award on the educational expectations of students from Ceará; more specifically, it analyzes the effect of a student having the right to receive the award in a given year on his expectations in the following year of attending higher education. The government of the state of Ceará instituted this award in 2009, which aims to give a notebook to the high school students that achieve adequate performance in the evaluation of Permanent System for the Evaluation of Basic Education in Ceará (SPAECE). The SPAECE databases used comprise the years 2013 and 2014, and provide information on students’ proficiency in Mathematics and Portuguese, as well as students’ demographic and socioeconomic attributes, besides their perception of their teachers and school. The methodology chosen was discontinuity regression with multiple scores, taking into account the eligibility criteria of the Aprender para Valer award. The results showed that students who were entitled to receive the award had risen their expectations of going to college.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53261
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_cpbc.pdf.pdf290,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.