Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53147
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Política, educação e trabalho docente: qual compromisso ético-político? |
Título(s) alternativo(s): | Política, educación y trabajo: qué compromiso ético-político? |
Título em inglês: | Politics, education and teaching work: what ethical-political commitment? |
Autor(es): | Dal Ri, Neusa Maria |
Palavras-chave: | Educação;Política;Trabalho docente;Ética na política |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista LABOR |
Citação: | DAL RI, Neusa Maria. Política, educação e trabalho docente: qual compromisso ético-político? Revista LABOR, Fortaleza(CE),v. 1, n. 23, p. 93-112, jan./jun. 2020. |
Resumo: | O objetivo deste texto é apresentar algumas reflexões acerca da temática política, educação, trabalho docente e compromisso ético-político do educador. O tema é abordado a partir de três pontos: a apresentação de um rápido panorama geral acerca da conjuntura global; a análise de reformas educacionais que dizem respeito à precarização do trabalho docente e ações do atual governo; e, por último, reflexões acerca do compromisso ético-político na educação, o que se traduz nas demandas sociais e nas possibilidades de avanços na escola pública. Os procedimentos de investigação utilizados foram a pesquisa bibliográfica e documental e apoio em pesquisas empíricas realizadas em escolas públicas. |
Abstract: | The purpose of this text is to present some reflections on the political theme, education, teaching work and the educator's ethical-political commitment. The theme is approached from three points: the presentation of a quick overview of the global situation; the analysis of educational reforms that concern the precariousness of teaching work and the actions of the current government; and, finally, reflections on the ethical-political commitment in education, which translates into social demands and the possibilities for advances in public schools. The research procedures used were bibliographic and documentary research and support for empirical research conducted in public schools. |
Resumen: | El propósito de este texto es presentar algunas reflexiones sobre el tema político, la educación, el trabajo docente y el compromiso ético-político del educador. El tema se aborda desde tres puntos: la presentación de una visión general rápida de la situación global; el análisis de reformas educativas que conciernen a la precariedad del trabajo docente y las acciones del gobierno actual; y, finalmente, reflexiones sobre el compromiso ético-político en la educación, que se traduce en demandas sociales y las posibilidades de avances en las escuelas públicas. Los procedimientos de investigación utilizados fueron la investigación bibliográfica y documental y el apoyo a la investigación empírica realizada en las escuelas públicas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53147 |
ISSN: | 1983-5000 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_nmdri.pdf | 222,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.