Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52995
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Autoria feminina em Ciência e Tecnologia: cenário sobre a produção científica na Ciência da Informação
Autor(es): Vasconcelos, Mayara Cintya do Nascimento
Farias, Gabriela Belmont de
Palavras-chave: Ciência da Informação;Ciência e Tecnologia;Gênero feminino;Produção científica;Informação científica
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Convergências em Ciência da Informação
Citação: VASCONCELOS, Mayara Cintya do Nascimento; FARIAS, Gabriela Belmont de. Autoria feminina em Ciência e Tecnologia: cenário sobre a produção científica na Ciência da Informação. Convergências em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, p. 5-21, maio/ago. 2020.
Resumo: Apresenta de que forma a área da Ciência da Informação vem trabalhando a questão de gênero em suas pesquisas. Para tanto a pesquisa teve como base os artigos disponibilizados na Base de Dados em Ciência da Informação, sobre a temática da participação feminina na produção científica em Ciência e tecnologia. O objetivo do estudo é apresentar um panorama sobre como a temática está sendo abordada na Ciência da Informação. Para a busca na base de dados determinamos os seguintes termos: “estudos de gênero”, “produção científica AND feminina” e “produção feminina”. Após a leitura dos resumos de 128 artigos, foi selecionado 13 artigos para o corpus da análise. As análises mostraram que o tipo de metodologia mais utilizada é a de estudos métricos da informação; as palavras-chave mais utilizadas nos artigos foram: gênero, produção científica, mulheres, Ciência da Informação, indicadores de C&T, estudos métricos, estado da arte e periódico científico. Os anos com maior produção foram 2012, 2017 e 2019. Concluímos que os estudos de gênero em Ciência e Tecnologia carecem de mais atenção na área Ciência da Informação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52995
ISSN: 2595-4768
Aparece nas coleções:PPGCI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_mcnvasconcelos_gbfarias.pdf418,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.