Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52989
Title in Portuguese: A avaliação da produção oral em Espanhol de alunos na graduação de Turismo
Other Titles: Evaluación de la produción oral en Español de alumnos en la graduación de Turismo
Author: Terceiro, Roberta Cristiana Barbosa
Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Keywords: Expressão oral
Ensino-aprendizagem da língua espanhola
Turismo
Funções da linguagem
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Eletrônica DECT
Citation: TERCEIRO, Roberta Cristiana Barbosa; VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. A avaliação da produção oral em Espanhol de alunos na graduação de Turismo. Revista Eletrônica DECT, Vitória (ES), v. 6, n. 1, p. 135-156, mar. 2016.
Abstract in Portuguese: Este estudo analisa situações de expressão oral no ensino-aprendizagem da língua espanhola na graduação de turismo em uma específica área de análise. A problemática que instigou a pesquisa foi adquirida da necessidade de se avaliar a produção oral em sala de aula dos alunos, pois o profissional do turismo se comunica oralmente em línguas estrangeiras em vários momentos da sua atuação profissional. Assim, realizou-se uma avaliação do desempenho oral dos discentes em situações comunicativas dos serviços turísticos, utilizando-se o método comunicativo que enfoca a expressão oral. Evidenciaram-se os seguintes elementos para a análise: as funções da linguagem, a criatividade do aluno, o desempenho oral quanto à pronúncia e à utilização pelos alunos de vocabulário pertencente às temáticas dos serviços turísticos. Pela pesquisa, conclui-se: que a turma avaliada necessita de um reforço no ensino-aprendizagem da língua espanhola; pode se concluir que os diálogos pré-estabelecidos favoreceram o uso do vocabulário específico padrão e da criatividade; as funções que se destacaram nas situações trabalhadas na pesquisa foram a função referencial, a função fática e a função metalinguística.
Abstract in Spanish: Este estudio analiza estrategias de expresión oral en la enseñanza-aprendizaje de la lengua española en la graduación de turismo en una específica área de análisis. La problemática que ha motivado la pesquisa ha sido adquirida de la necesidad de se evaluar la producción oral en sala de clase de los alumnos, puesto que el profesional del turismo se comunica oralmente en lenguas extranjeras en varios momentos de su actuación profesional. Así, se realizó una evaluación del desarrollo oral de los alumnos em algunas situaciones comunicativas de los sevicios turísticos, utilizándose el método comunicativo que enfoca la expresión oral. Se puso en evidencia los siguientes elementos para el análisis: las funciones del lenguaje, la creatividad del alumno, el desarrollo oral cuanto a la pronunciación y la utilización por los alumnos de vocabulario pertenecente a las temáticas de los servicios turísticos. Por la pesquisa, se concluye: que el equipo evaluado necesita de un refuerzo en la enseñanza-aprendizaje de la lengua española; puede se concluir que los diálogos preestabelecidos favorecieron el uso del vocabulario específico básico y de la creatividad; las funciones que se pusieron en relieve en las situaciones trabajadas en la pesquisa fueron la función referencial, la función fática y la função metalinguística.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52989
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2236-2150.
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_rcbterceirosmfvasconcelos.pdf798,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.