Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52929
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Reflexão sobre o trabalho desempenhado pelo secretário escolar na gestão educacional: perspectivas gerenciais aplicadas em ambientes escolares
Autor(es): Gondim, Terezinha de Jesus Peres
Palavras-chave: Secretário escolar;Gestão educacional;Ambientes escolares
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Realize eventos
Citação: GONDIM, Terezinha de Jesus Peres. Reflexão sobre o trabalho desempenhado pelo secretário escolar na gestão educacional: perspectivas gerenciais aplicadas em ambientes escolares. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumo: O artigo é o resultado de uma pesquisa realizada com foco no trabalho desempenhado pelos secretários escolares. Em que se buscou responder a seguinte problemática: Como o trabalho do secretário escolar pode contribuir para o desempenho dos resultados da gestão educacional? Foi definido o objetivo geral do estudo que foi compreender a relevância do papel do secretário escolar no trabalho gerencial em ambiente escolares, e os objetivos específicos foram elencados: identificar a relevância do oficio do secretário escolar no âmbito da gestão, esclarecer os princípios de gerenciamento no âmbito educacional e analisar a influencia do desempenho do secretário escolar na gestão educacional. A pesquisa justifica-se pelo fato do secretario escolar faz parte do núcleo gestor da escola, dos quais seu trabalho tem uma função primordial na ação gerencial da escola, por esse motivo, é de fundamental que se observe esse profissional e se compreenda o trabalho desempenhado na instituição escolar. Foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de fundamentar teoricamente a temática em questão, e também foi desenvolvido um estudo de caso, no qual se realizou para coleta de dados uma observação sobre trabalho desempenhado pelos secretários escolares, depois se efetivou uma aplicação de questionário. Portanto, concluiu-se mediante a análise dos dados que os secretários escolares para desenvolver seu trabalho, precisam saber equilibrar as várias demandas da escola e buscar desempenhar seu papel com eficiência, visto que primam pela qualidade de ensino.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52929
ISSN: 978-65-86901-07-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_tjpgondim.pdf138,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.