Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52928
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Práticas de leitura no PIBID-FECLESC à luz da semiformação Adorniana
Autor(es): Silva, Daniele Cariolano
Therrien, Jacques
Cavalcante, Maria Marina Dias
Silva, Tatiana Maria Ribeiro
Palavras-chave: Leitura;PIBID;Semiformação
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Realize eventos
Citação: SILVA, Daniele Cariolano; THERRIEN, Jacques ; CAVACANTE, Maria Marina Dias; SILVA, Tatiana Maria Ribeiro. Práticas de leitura no PIBID-FECLESC à luz da semiformação Adorniana. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumo: O trabalho objetiva compreender as práticas de leitura desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) à luz da semiformação em Adorno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE. Como procedimentos de apreensão de dados, recorreu-se às revisões bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas com oito professores supervisores do PIBID/FECLESC. Dentre os referenciais teórico-metodológicos para a análise dos dados, destacaram-se Adorno (1995, 2002, 2010), Silva (2008, 2009) e Lüdke e André (1986). Os resultados evidenciaram, como práticas leitoras, os encontros para estudos e realização de atividades específicas e didático-pedagógicas necessárias ao trabalho docente, além de momentos de atualização profissional. Em outras ocasiões, no entanto, tais práticas se mostraram limitadas a leituras informativas, de revisão de conteúdos e de orientação para simples elaboração de instrumentais e a estudos para entendimento superficial de proposições e assuntos textuais, em que se considerou erroneamente que o sentido de um escrito fosse simplesmente extraído e não compreendido como processo multidimensional. Certas nuanças das práticas leitoras expressam contextos adaptativos à semiformação adorniana, caracterizada por uma consciência que, ao renunciar a autorreflexão e a autodeterminação, conforma-se à reprodutividade social, econômica, política e cultural. Ante o contexto de leitura semiformativa, emerge a necessidade de processos de leitura crítico-reflexiva de resgate à cultura imprescindíveis ao não ocultamento das relações simbólicas de dominação e de destrutividade humana. Palavras-chave:
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52928
ISBN: 978-65-86901-07-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_dcsilva.pdf138,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.