Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52892
Tipo: Livro
Título: Gestão editorial de periódicos científicos: tendências e boas práticas
Organizador(es): Silveira, Lúcia da
Silva, Fabiano Couto Corrêa da
Palavras-chave: Periódicos eletrônicos;Editores de periódicos;Tecnologia – Serviços de informação;Ciência da Informação
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: BU Publicações/UFSC: Edições do Bosque/UFSC
Citação: SILVEIRA, Lúcia da; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da (orgs.). Gestão editorial de periódicos científicos: tendências e boas práticas. Florianópolis: BU Publicações/UFSC : Edições do Bosque/UFSC, 2020.
Resumo: A ideia deste livro foi despertada a partir de uma conversa com os colegas Fabiano e Gildenir durante o VI Ciclo de Debates Periódicos UFSC e I Encontro Nacional de Portais de Periódicos ocorridos em 2018, alusivos à comemoração dos dez anos do Portal. Apesar de condições adversas que surgiram no decorrer do desenvolvimento desta obra, o engajamento do grupo foi impulsionado pelas necessidades de espaços de discussão do futuro da editoração de periódicos e pela vontade de multiplicar perspectivas teórico-práticas. A obra pretende revelar diferentes experiências, tendências e possibilidades de melhoria frente às equipes editoriais de periódicos em acesso aberto. As publicações que cumprem a filosofia do acesso aberto fortalecem a democracia da informação, garantindo que futuras gerações possam inovar em diferentes aspectos sociais, tecnológicos-científicos, políticos, ambientais e humanos. Há pouca literatura que associa os entendimentos teóricos em consonância com as práticas e tendências editoriais. Principalmente que favoreçam a continuidade de um modelo de publicação sul-americano que respeite as características dos editores de periódicos dessa região.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52892
ISBN: 978-65-87206-08-0
Aparece nas coleções:DCINF - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_liv_gepcientíficos.pdf19,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.