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Tipo: Capítulo de Livro
Título: Ensinar é missão? Reflexões acerca da representação social da profissão docente no filme tudo que aprendemos juntos
Autor(es): Penha, Gabriel Petter da
Albuquerque, Luiz Botelho
Palavras-chave: Formação docente;Representação social;Cinema
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Realize eventos
Citação: PENHA, Gabriel Petter da; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho. Ensinar é missão? Reflexões acerca da representação social da profissão docente no filme tudo que aprendemos juntos. Dornelas In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumo: O presente artigo procura apreender a representação social da profissão docente no filme brasileiro Tudo que aprendemos juntos (2015), a fim de discutir uma notória contradição do magistério no nosso país: a valorização social do professor, não obstante a sistemática desvalorização da docência profissional. Partimos do pressuposto de que o cinema é uma arte de cunho industrial e um poderoso meio de comunicação de massa cujo discurso gera e difunde representações sociais, as quais, entre outros aspectos fundantes, influenciam na constituição da identidade docente. Em função da preponderância do discurso liberal nos debates contemporâneos acerca da educação, o exercício do magistério ganha novas atribuições, devendo, em última instância, dirimir os problemas sociais que contribuem para o fracasso escolar. Uma evidente descaracterização do magistério, que gera expectativas equivocadas a respeito da profissão, bem como do profissional professor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52887
ISBN: 978-65-86901-07-8
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