Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52844
Title in Portuguese: Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor
Author: Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Keywords: Análise do Discurso
Representação
Sujeito-aluno
Sujeito-professor
Ensino de língua estrangeira
Issue Date: 2003
Publisher: Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA)
Citation: BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor. Trabalhos de Linguística Aplicada (TLA), Campinas (SP), n. 42, p. 107-123, jul./dez. 2003.
Abstract in Portuguese: Este trabalho examinará, a partir da perspectiva da Análise do Discurso, como são constituídas as representações1 do sujeito-aluno e do sujeito-professor no ensino comunicativo de línguas. Com tal propósito, selecionamos como corpus o artigo “Enfoque comunicativo, intercultural y holístico: Planet@, versión Mercosur”, de Matilde Cerrolaza, uma das autoras do manual de língua espanhola para estrangeiros Planet@. Nesse artigo se defende o ensino comunicativo e se apresenta a proposta do manual contemplado como novo no panorama do ensino de língua espanhola a brasileiros. Antes de avançarmos em nossa análise, convém esclarecermos, aqui, o motivo que nos levou a escolher o referido artigo como objeto de estudo. O manual de língua espanhola Planet@ foi apresentado na forma de minicurso por Matilde Cerrolaza, uma das autoras, em um Congresso Nacional de professores de Espanhol, realizado na Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), em 1999. Posteriormente, foi publicado nos Anais do evento. Nesse artigo são feitas algumas considerações acerca do material, nas quais enfatiza-se a sua proposta pedagógica inovadora. Com base no anterior, a análise do artigo permitiu não somente interpretar os sentidos atribuídos ao manual, como também examinar como são construídas, por meio de um processo parafrástico, as representações tanto do sujeito-aluno, como do sujeito-professor. Neste sentido, conforme Orlandi (1999:36), em todo funcionamento da linguagem estão em permanente tensão os processos parafrásticos e polissêmicos. A análise dos enunciados selecionados demonstrou que o repetível, ou seja, o já-dito era o responsável pela legitimação de certos sentidos e, sendo assim, esse movimento de reformulações e de retomada do já-dito acabava por instaurar dadas representações tanto da identidade do sujeito-aluno quanto da do sujeito-professor no interior do que seria o novo, ou seja, a proposta metodológica apresentada.[...]
Abstract: This works aims to examining, from a discursive point of view, how the representations of subjects - students and teachers - to form in the communicative language teaching. For it, the corpus to analyze for us is the article “Enfoque comunicativo, intercultural y holístico: Planet@, versión Mercosur”, from Matilde Cerrolaza, one the authors of the teaching book for Spanish Planet@.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52844
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2175-764X
Appears in Collections:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_art_lmtrbaptista.pdf53,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.