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Title in Portuguese: Fake News no Facebook: a desinformação no cenário eleitoral brasileiro de 2018
Author: Rodrigues, Shirley Maria de Oliveira
Advisor(s): Silva, Márcio de Assumpção Pereira da
Keywords: Fake News
Notícias falsas
Cenário eleitoral
Issue Date: 2019
Citation: RODRIGUES, Shirley Maria de Oliveira. Fake News no Facebook: a desinformação no cenário eleitoral brasileiro de 2018. 2019. 85f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Portuguese: As notícias falsas sempre estiveram presentes na sociedade causando impacto no processo de formação de opiniões. Esse fenômeno que hoje se apresenta como uma nova nomenclatura de fake news acompanhou o desenvolvimento da sociedade e principalmente das mídias sociais digitais, a qual encontrou um terreno fértil de confiabilidade baseada no senso comum e nas interações sociais, onde essas notícias são compartilhadas entre pessoas que acreditam no emissor da informação, por sua proximidade. Diante disso o presente estudo teve como proposta abordar o fenômeno das notícias falsas e suas contribuições para o discurso político, tendo como ponto principal as fake news compartilhadas pelos eleitores de Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018.. Esse trabalho apresenta as implicações dessas notícias falsas perante a opinião pública e seu desdobramento no cenário eleitoral, fazendo um levantamento histórico das notícias falsas em vários períodos da nossa sociedade até os dias de hoje, destacando que essas fake news ataca diretamente as bases fundamentais da Ciência da Informação e da cidadania. Essa pesquisa foi de abordagem qualitativa porque possibilitava a aproximação do pesquisador com o objeto de estudo para responder os objetivos propostos, por fim, utilizamos a análise de conteúdo para analisar as postagens falsas e como foram usadas para os fins eleitoreiros. Nas considerações finais, fizemos uma análise do quanto as fake news prejudicaram o senso crítico do eleitorado, levando a uma perda de qualidade no debate político.
Abstract: The False news is always present in society that impacts the process of opinion formation. This phenomenon that today presents itself as a new nomenclature of fake news accompanied by the development of society and especially digital social media, which is found as a breeding ground for common sense testing and social interactions where this news is shared. among people who believe in the sender of the information, for its proximity. Given this, the present study aimed to address the phenomenon of false news and its contributions to political discourse, taking as its main point false news shared by voters of Jair Bolsonaro during a 2018 election campaign. This paper is presented as implications. In this news false opinions in public opinion and its unfolding in the electoral scenario, making a historical survey of false news in various periods of our society to this day, highlighting this false news attacks directly as fundamental bases of information science and citizenship. This research was approached qualitative because it allowed the research of an object with object of study to answer proposed objectives, finally, that uses a content analysis to analyze false posts and how they were used for fin voters. In the concluding remarks, an analysis is made of how much false news undermines the critical sense of the device, leading to a loss of quality in the political debate.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52828
metadata.dc.type: TCC
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