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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52793
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. |
Autor(es): | Souza, Andréa Moura da Costa Lima, Marcos Antonio Martins |
Palavras-chave: | Avaliação;Formação docente;Estágio Probatório |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Realize eventos |
Citação: | SOUZA, Andréa Moura da Costa; LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do Programa CASa /UFC- comunidade de cooperação e aprendizagem significativa. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo avaliar as competências docentes em estágio probatório no programa CASa/ UFC 2012 e 2015.As técnicas de levantamento para a coleta de dados foram: a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental. Em seguida foi proposto uma entrevista com roteiro semiestruturado com o gestor com o intuito de avaliar a estruturação das atividades e a organização das ações. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para 71 docentes que participaram das ações formativas durante o período compreendido entre 2012 a 2015. Os dados foram tratados e analisados por meio da tabulação com o software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) e na perspectiva do modelo CIPP. Os dados levantados comprovaram que os docentes ingressam com competências didáticas e avaliativas na instituição, entretanto as competências para o desenvolvimento de projetos de extensão se apresentam como competências a serem desenvolvidas. Escolhemos nos concentrar nessas três competências no contexto do modelo CIPP, pois são pilares para o docente do ensino superior. Dentro do processo sistêmico em síntese, o programa CASa demostra ter contribuído para o desenvolvimento das competências docentes, pois ao avaliar o programa constatamos que há a melhoria das competências, do planejamento e da avaliação do ensino-aprendizagem. O atingimento dos objetivos pedagógicos das disciplinas e da cooperação, estão alinhados com a aprendizagem significativa e com competências intrínsecas oferecidos pelo programa. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52793 |
ISSN: | 978-65-86901-07-8 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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