Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52759
Título em portugués: Os governos de FHC e Lula: similitudes e ou contrates entre as políticas de formação de professores
Autor: Oliveira, Kalina Gondim de
Palabras clave : Profisionais
Formação de Professores
Fecha de publicación : 2016
Editorial : UFC
Citación : OLIVEIRA, Kalina Gondim de. Os governos de FHC e Lula: similitudes e ou contrates entre as políticas de formação de professores. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-819- 826.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumen en portugués: Este artigo trata sobre as políticas de formação de professores nos governos FHC e Lula, nesta perspectiva, entende com Frigotto que as formas de regulação transnacional de mercado ao final da década de 1980 impulsionaram um quadro de reorganização da lógica capitalista na perspectiva de mudança reestruturativa da produção e do papel do Estado enquanto agente regulador dos meios para a naturalização de seus pressupostos, dentre os quais a educação e o combate à miséria eram comumente o foco. Neste período, a globalização da economia avançou, as políticas neoliberais ganharam centralidade, o desemprego aumentou, o processo de trabalho se transformou, as empresas enxugaram seus quadros de funcionários levando ao desemprego milhares de trabalhadores e o emprego informal cresceu. A exclusão social atingiu patamares assustadores e a camada média da população passou a ter mais dificuldades para conseguir emprego. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52759
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISSN : 2237-2229
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_kgoliveira.pdf129,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.