Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52742
Título: Grupo de idosos: a etnografia do campo da educação não formal
Autor(es): Monteiro, Evaldo Cavalcante
Palavras-chave: Grupo de idosos
Etnografia
Educação não formal
Data do documento: 2016
Editor: UFC
Citação: MONTEIRO, Evaldo Cavalcante. Grupo de idosos: a etnografia do campo da educação não formal. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-812- 818.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumo: este artigo é resultado do trabalho de conclusão da disciplina Etnografia da escola da Pósgraduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. A proposta era que entrássemos em contato com experiência etnográfica tendo por base nossas futuras pesquisas. Neste sentido me voltei para o trabalho de atendimento em grupo para idosos buscando articular o que foi visto na disciplina com o trabalho. Busquei focar a relação do grupo com quem conduz as atividades ali praticadas, me espelhando na relação professor aluno, tomando este campo como educacional, embora seja não formal. Nos nossos achados encontramos a ritos de reforço e de desmanche dos estereótipos de velho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52742
Tipo: Artigo de Evento
ISSN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_ecmoreira.pdf131,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.