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dc.contributor.authorFerreira, Luciana de Moura-
dc.date.accessioned2020-07-03T12:19:00Z-
dc.date.available2020-07-03T12:19:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luciana de Moura. Educação e caridade na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza – na segunda metade do século XIX. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-756- 764.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.pt_BR
dc.identifier.issn2237-2229-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52740-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFCpt_BR
dc.subjectFortalezapt_BR
dc.subjectSanta Casa de Misericórdiapt_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.titleEducação e caridade na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza – na segunda metade do século XIXpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo propõe-se a analisar o papel educativo desenvolvido pela Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, na segunda metade do século XIX até o alvorecer do século XX. Nesse período, o Ceará Imperial passava por transformações urbanísticas que eram idealizadas a partir dos discursos de modernidade que chegavam a Província, vindas da Europa. Em meio à busca da almejada modernidade, o Ceará sofria com as consequências da seca e dos retirantes que chegavam a Fortaleza em busca de auxilio. Foi nesse contexto, que a Santa Casa de Misericórdia desenvolveu suas atividades educativas, pois a instituição era responsável pelos cuidados com a saúde pública da Província, a partir de onde ampliou os espaços de cuidado com o corpo e a alma dos indivíduos. A compreensão da atuação educativa da Santa casa de Misericórdia está apoiada no discurso da caridade.pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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