Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52738
Title in Portuguese: Arquitetura, patrimônio e educação – a contribuição de José Marianno Filho na II CONFERÊNCIA NACIONAL de Educação
Author: Santiago, Zilsa Maria Pinto
Keywords: Arquitetura
Patrimônio
Artes
Issue Date: 2016
Publisher: UFC
Citation: SANTIAGO, Zilsa Maria Pinto. Arquitetura, patrimônio e educação – a contribuição de José Marianno Filho na II CONFERÊNCIA NACIONAL de Educação. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-735- 746.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Abstract in Portuguese: O artigo trata de como nos anos de 1920, tendo em vista o centenário da Independência do Brasil, movimentos foram se intensificando em busca de uma identidade nacional mostrar, de certa forma de como demonstrar internacionalmente esta identidade. Desta feita, vários foram os movimentos que se sucederam envolvendo as áreas da Arquitetura, da Educação e das Artes, culminando com a semana de Arte Moderna (1922) em São Paulo, a Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência no Rio de Janeiro, na época Distrito Federal. Nesta mesma década acontece também a II Conferência de Educação em Belo Horizonte. Trata-se, portanto, de uma década muito significativa de transformações históricas no país. O objetivo deste trabalho é apresentar uma intrincada ligação dessas áreas por meio da participação do médico José Marianno Filho nas questões de Arquitetura e Educação, sua influência nos primórdios da organização do Instituto Central dos Arquitetos, na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e na II Conferência de Educação em Belo Horizonte.
URI: 2237-2229
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52738
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_zmpsantiago.pdf735,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.