Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52688
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Cícero Edinaldo dos-
dc.contributor.authorHolanda, Patrícia Helena Carvalho-
dc.date.accessioned2020-07-01T12:22:11Z-
dc.date.available2020-07-01T12:22:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Cícero Edinaldo dos; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica. . In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-601- 612.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.pt_BR
dc.identifier.issn2237-2229-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52688-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFCpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectIgreja Católicapt_BR
dc.titleFamília e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo parte de um estudo bibliográfico e documental, propondo-se a compreender os (des) enlaces da educação católica. Centra-se numa perspectiva sócio-histórica. Apresenta inicialmente um percurso de algumas mudanças e permanências discursivas acerca da família. Em seguida, destaca as tentativas de aproximações entre a família e a escola, além de descrever alguns discursos presentes na Declaração GravissimumEducationis (1965) para assinalar as funções de tais instituições, bem como de seus participantes. Conclui que, após o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica buscou assegurar a manutenção dos seus dogmas e para isso difundiu discursos a fim de legitimar a parceria entre família e escola, bem como as funções de pais e professores perante a educação das gerações vindouras. Palavras-Chave:pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_cesantos.pdf174,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.