Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52687
Título em portugués: Violência, homofobia e educação
Autor: Gomes Filho, Antoniel dos Santos
Palabras clave : Homofobia
Sexualidade
Violência
Fecha de publicación : 2016
Editorial : UFC
Citación : GOMES FILHO, Antoniel dos Santos. Violência, homofobia e educação.In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-591- 600.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumen en portugués: O presente estudo tem como objetivo discutir como a violência e homofobia são questões que estão na estrutura da sociedade brasileira, e como estas questões adentram aos espaços escolares marcados assim como a sociedade, pela heteronormatividade. No que tange os itinerários metodológicos, esse estudo caracteriza-se como qualitativo, uma vez que, utilizou-se de uma revisão bibliográfica juntamente com incursões autobiográficas para delinear as argumentações apresentadas. Considera-se que o espaço escolar é atravessado pela heteronormatividade, sendo assim um espaço onde se aprende as pedagogias da sexualidade, ou seja, construções históricas e sociais do que é ser homem ou mulher. Tais construções proporcionam violências e homofobia contra aqueles sujeitos que fogem as hétero-normas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52687
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISSN : 2237-2229
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_afgomesfilho.pdf165,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.