Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52668
Título: Os agrônomos e a institucionalização do saber científico no Brasil para o campo
Autor(es): Almeida, José Wagner de
Palavras-chave: Agrônomos
Estado
Ensino Agrícola
Data do documento: 2016
Editor: UFC
Citação: ALMEIDA, José Wagner de Almeida. Os agrônomos e a institucionalização do saber científico no Brasil para o campo. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-571- 580.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumo: Este trabalho trata da participação do profissional agrônomo, mostrando sua atuação na reestruturação administrativa do – Ministério da Agricultura (MA) – quando, da sistematização e disseminação do saber agronômico considerado científico; portanto, um saber apropriado para o ensino e a assistência ao homem do campo no Brasil. Utiliza-se fontes bibliográficas e documentais como recurso metodológico para se entender, como este profissional influiu na disseminação do ensino agrícola no Brasil no pós-1930. Os achados aqui apresentados são de uma pesquisa de doutoramento em andamento e revelam que a participação do agrônomo nas instancias estatais tornou possível: 1) à criação de uma rede de estabelecimentos se ensino agrícola o Brasil, e 2) a formação de uma matriz de pensamento sobre os problemas da agricultura brasileira ancorado em pressuposto técnico-científico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52668
Tipo: Artigo de Evento
ISSN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_jwalmeida.pdf171,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.