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Título em portugués: Os agrônomos e a institucionalização do saber científico no Brasil para o campo
Autor: Almeida, José Wagner de
Palabras clave : Agrônomos
Estado
Ensino Agrícola
Fecha de publicación : 2016
Editorial : UFC
Citación : ALMEIDA, José Wagner de Almeida. Os agrônomos e a institucionalização do saber científico no Brasil para o campo. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-571- 580.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumen en portugués: Este trabalho trata da participação do profissional agrônomo, mostrando sua atuação na reestruturação administrativa do – Ministério da Agricultura (MA) – quando, da sistematização e disseminação do saber agronômico considerado científico; portanto, um saber apropriado para o ensino e a assistência ao homem do campo no Brasil. Utiliza-se fontes bibliográficas e documentais como recurso metodológico para se entender, como este profissional influiu na disseminação do ensino agrícola no Brasil no pós-1930. Os achados aqui apresentados são de uma pesquisa de doutoramento em andamento e revelam que a participação do agrônomo nas instancias estatais tornou possível: 1) à criação de uma rede de estabelecimentos se ensino agrícola o Brasil, e 2) a formação de uma matriz de pensamento sobre os problemas da agricultura brasileira ancorado em pressuposto técnico-científico.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52668
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISSN : 2237-2229
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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