Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52445
Title in Portuguese: Negócio sob nova administração: uso das ferramentas estratégicas para combate ao empirismo na gestão de empresas familiares
Author: Bezerra, Wesley de Sousa
Advisor(s): Moreira, Márcia Zabdiele
Keywords: Empresas familiares
Administração estratégica
Issue Date: 2019
Citation: BEZERRA, W. S. Negócio sob nova administração: uso das ferramentas estratégicas para combate ao empirismo na gestão de empresas familiares. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: Sabe-se que as empresas familiares são maioria em todo mundo, bem como tem uma participação importante na economia global. Desta forma, se faz necessário entender os desafios de gestão que esse tipo de empreendimento enfrenta no dia a dia. Desta maneira, a administração estratégica entra como um modelo com várias ferramentas que ajudam no combate desses desafios, principalmente, o empirismo que há nesse tipo de negócio. Assim, essa pesquisa busca identificar, por meio de um estudo de caso, em uma empresa do setor alimentício, os principais desafios enfrentados pela família empresária na condução dos negócios e como a gestão estratégica pode combater as práticas informais rumo a uma profissionalização da organização. Para isto foi construído um referencial teórico que embasa os desafios, bem como a gestão estratégica e suas ferramentas como um modelo de administrar a empresa de forma prática para a obtenção de resultados traçados. Logo, essa pesquisa tem como caráter um relato de experiência, qualitativo e descritivo. A coleta de dados foi por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada com os membros atuantes na empresa em estudo. Por meio da entrevista foi possível evidenciar a informalidade na administração da empresa que era conduzida pelas experiências passadas dos fundadores com conceitos vagos de administração.
Abstract: It is known that family businesses are the majority in the world, as well as having an important participation in the global economy. So, it is necessary to understand the management challenges faced by this type of enterprise on a daily basis. In this way, strategic management comes as a model with various tools that can help to combat these challenges, especially the empiricism that exists in this type of business. Thus, this research seeks to identify, through a case study, in a food company, the main challenges faced by the business family in conducting business and how strategic management can combat informal practices towards a professionalization of the organization. For this, a theoretical framework was built that supports the challenges, as well as the strategic management and its tools as a model of managing the company in a practical way to obtain outlined results. Therefore, this research has as character an experience report, qualitative and descriptive. Data collection was through a semi-structured interview script with the members acting in the company under study. Through the interview it was possible to highlight the informality in the management of the company that was driven by the founders' past experiences with vague concepts of management.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52445
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_wsbezerra.pdf615,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.