Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52303
Type: Dissertação
Title: Performance da Youtuber Taciele Alcolea na conquista de seguidoras adolescentes
Authors: Lima, Paula Gabriela Carvalho de
Advisor: Sampaio, Inês Sílvia Vitorino
Keywords: YouTube;Performance;Adolescência;Moda
Issue Date: 2018
Citation: LIMA, Paula Gabriela Carvalho de. Performance da Youtuber Taciele Alcolea na conquista de seguidoras adolescentes. 2018. 104f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a performance da youtuber de moda e beleza Taciele Alcolea, buscando compreender como ela atua no sentido de conquistar seguidores entre o público adolescente. Ela é uma das principais influenciadoras digitais do Brasil, com forte sucesso neste grupo social. O estudo traça, inicialmente, um breve histórico dos influenciadores no mundo da moda, com o intuito de contextualizar o fenômeno. Com base em proposições de Simmel (2008), Maffesoli (2003) e Bourdieu (2011), a pesquisa analisa o fluxo do consumo de moda por diferentes perspectivas. Destaca, no diálogo com esses autores, as formas atuais de consumir informações de moda através das redes sociais e o papel do YouTube na popularização de mensagens que promovem o desejo de consumo, impulsionado pelo mercado de moda. Nesse contexto, aborda questões atinentes à peculiaridade da adolescência como um período no qual a questão da identificação se estabelece para além da família, permitindo que as youtubers assumam um lugar de referência para esse público. Este é o caso de Taciele Alcolea, cuja performance será analisada nesta pesquisa, apoiando-se no conceito de Goffmann (1995). O corpus a ser trabalhado reúne as cenas dessa atuação em vídeos postados em 2016 no YouTube, que tratam especificamente sobre roupa, perfazendo um total de nove vídeos. A pesquisa, portanto, tem como delineamento estratégico o estudo de caso, e recorrerá ao interacionismo simbólico como metodologia de análise, adaptando-a ao contexto das relações à distância das redes sociais. Palavras-chave: YouTube. Performance. Adolescência. Moda
Abstract: This research aims to analyze the performance of Taciele Alcolea, a fashion and beauty youtuber, seeking to understand how she acts in order to win followers among the adolescents. She is one of the main digital influencers in Brazil, with a strong success in this social group. The study traces, initially, a brief history of the influencers in the fashion universe, pretending to contextualize the phenomenon. Based on Simmel's (2008), Maffesoli’s (2003) and Bourdieu’s (2011) proposition, this research analyzes the flow of fashion consumption from different perspectives. In the dialogue with these authors, it highlights the current ways of consuming fashion information through social networks and the role of YouTube in the popularization of messages that promote consumer desire, driven by the fashion market. In this context, it addresses issues pertaining to the adolescence peculiarity as an issue of identification, established beyond the family, allowing youtubers to assume a place of reference for this audience. This is the case of Taciele Alcolea, whose performance will be analyzed in this research, based on the concept of Goffmann (1995). The corpus to be delineated gathers the scenes of these video performances posted in 2016 on YouTube, which deal specifically with clothing, making a total of nine videos. The research, therefore, has as its strategic outline the case study, and will resort to symbolic interactionism as an analysis methodology, adapting it to the context of social networks and its distance relations. Keywords: YouTube. Performance. Adolescence. Fashion.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52303
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_paclima.pdf12,46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.