Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52288
Tipo: Artigo de Evento
Título: A Floresta Encantada - imagens e imaginários na arte de Juazeiro do Norte
Autor(es): Cavalcanti, Marcelo
Palavras-chave: Brasil-Ceará-Juazeiro do Norte;Transeuntes;Sociedade
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: SBS
Citação: CAVALCANTI, Marcelo. A Floresta Encantada - imagens e imaginários na arte de Juazeiro do Norte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 14., 28-31. jul. 2009. Rio de Janeiro (RJ), Anais... SBS: Rio de Janeiro (RJ): SBS, 2009.
Resumo: Andando pelas ruas de Juazeiro do Norte - CE não há como passar despercebido o número de pessoas que se aglomeram nas principais ruas do centro da cidade. Entre produtos disponibilizados em meio às calçadas e outros transeuntes ocorre a disputa pelo espaço. Carros oriundos de diversos locais beiram estas mesmas calçadas e em som alto e estridente anunciam seu destino... Iguatu, Brejo Santo, Icó!!! Pau dos Ferros, Alexandria, Caicó... No bom senso da região, o porte/poder de uma cidade é mensurado pelos carros que recebe de outros lugares trazendo compradores que impulsionam o comércio local. Compram para revender, compram para si. Sobre Juazeiro do Norte, Adalmy Araruna morador de Bonito de Santa Fé – PB diz: “É carro de muito canto, ali só perde pra Caruaru!” Em meio aos compradores surgem dois homens vestidos de cavaleiros com uma cruz de malta na frente de sua vestimenta... o que significa? Vá saber... servem para lembrar que estamos em Juazeiro do Norte, terra do padre Cícero, Beatos(as) e outros santos populares. Mas, se não fosse por isso. Seriam os nomes das ruas, saindo da São Pedro e entrando na São Luiz chega-se ao Centro de Cultura Popular Mestre Noza. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52288
ISSN: 2236-6636
Aparece nas coleções:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_eve_mcavalcanti.pdf243,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.