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dc.contributor.authorLima Filho, Irapuan Peixoto-
dc.date.accessioned2020-06-10T11:43:30Z-
dc.date.available2020-06-10T11:43:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLIMA FILHO. Irapuan Peixoto. Conflitos e adesões na escola: As culturas juvenis vivenciadas no Ensino Médio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 16., 20-23. jul.2015. Porto Alegre (RS), Anais... SBS: Porto Alegre (RS): SBS, 2015.pt_BR
dc.identifier.uri2236-6636-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52261-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSBSpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectEnsino Profissionalpt_BR
dc.titleConflitos e adesões na escola: As culturas juvenis vivenciadas no Ensino Médiopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho se propõe a analisar as culturas juvenis na escola, percebendo como se relacionam e constroem alianças e conflitos em meio a adesões de grupos sociais de caráter identitário e de outras modalidades como grêmios, grupos religiosos etc. Foi realizada pesquisa de campo em duas escolas públicas localizadas em bairros das periferias de Fortaleza-CE, sendo uma de Ensino Médio regular e outra de Ensino Profissional, utilizando-se das metodologias de grupos focais e questionários com os discentes. Como resultado, percebe-se a disputa de capital simbólico entre a escola e os jovens, que vêem a desvalorização sistematizada de seus referenciais. Outros conflitos se dão por meio da hierarquia de poderes dos jovens a partir da experiência na escola (diferenciando veteranos e novatos). Contudo, alguns conflitos são particulares de cada escola: na Escola Profissional estudada há tensão entre estudantes egressos da rede particular com os da rede pública (pois há uma cota de 20% para os primeiros). Na escola regular os conflitos se acentuam levando em consideração a origem geográfica dos jovens (motivada por conflitos entre gangues) ou o envolvimento com a criminalidade. A pesquisa permite perceber a complexidade do universo escolar e que é preciso ampliar o olhar para dentro dos muros escolares, indo além de índices e números, observando a gama de adesões e conflitos ativados pelos atores envolvidos. [...]pt_BR
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