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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52241
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no contexto da inclusão escolar: uma revisão sistemática (2013-2019) |
Título em inglês: | The National Pact for literacy at the right age (Pnaic) in school inclusion context: a systematic review (2013-2019) |
Autor(es): | Ribeiro, Thereza Makibara Campos, Juliane Aparecida de Paula Perez |
Palavras-chave: | Educação especial;Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC;Inclusão escolar;Formação de professores |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação Em Debate |
Citação: | RIBEIRO, Thereza Makibara; CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no contexto da inclusão escolar: uma revisão sistemática (2013-2019). Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 81, p. 118-130, jan./abr. 2020. |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar as produções científicas sobre as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e as demandas da Educação Especial na perspectiva da inclusão. Optou-se por pesquisas em formato de teses e dissertações. Utilizou-se como base de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram selecionadas publicações do período de 2013 a 2019. Juntamente aos critérios anteriores, combinaram-se os seguintes descritores: PNAIC, Educação Especial e Inclusão Escolar. Encontraram-se 94 teses e dissertações, das quais 07 foram abordadas por estarem relacionadas aos objetivos deste estudo. Foram analisadas as amostras, delineamentos do estudo, instrumentos utilizados e principais resultados encontrados. A análise dos dados foi realizada qualitativamente, de forma a relacionar as publicações sobre o PNAIC e a Educação Especial com o contexto da inclusão escolar no Brasil. Os estudos analisados nos sugerem que, apesar de o programa ter contribuído positivamente na prática pedagógica em sala de aula frente a alunos com e sem deficiência, ainda há questões a serem revistas. Cursos de formação sem o aprofundamento necessário em relação à inclusão escolar, cadernos de formação com conflitos teóricos e que não abrangem todas as especificidades de alunos PAEE (Público-Alvo da Educação Especial) e a não abertura de vagas para professores da Educação Especial nos cursos ofertados são alguns dos aspectos que mais se destacam nas falas dos professores participantes destes estudos. |
Abstract: | This study aimed to analyze whether the actions of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) are being able to cover the demands of inclusion of special target public students in the regular school system. We opted for research in the format of theses and dissertations. It was used as database the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Publications from 2013 to 2019 were selected. Together with the previous criteria, the descriptors were combined: PNAIC, Special Education and School Inclusion. There were 94 theses and dissertations in which 07 of which will be analyzed because they are related to the objectives of this study. Samples, study designs, instruments used and main results were analyzed. Data analysis was performed qualitatively in order to relate the publications on PNAIC and Special Education to the context of school inclusion in Brazil. The studies analyzed suggest that, although the program has made a positive contribution to classroom pedagogical practice for students with and without disabilities, there are still issues to be reviewed. Training courses without the necessary deepening in relation to school inclusion, training books with theoretical conflicts that do not cover all the specificities of PAEE students and the non-opening of vacancies for Special Education teachers in the offered courses are some of the aspects that are most popular or stand out in the statements of the teachers participating in these studies. |
Resumen: | Este estudio tuvo como objetivo hacer un análisis de las acciones del Pacto Nacional para la Alfabetización en la Edad Adecuada (PNAIC) para saber si pueden cubrir las demandas de la inclusión de estudiantes públicos especiales en el sistema escolar regular. Optamos por la investigación en formato de tesis y disertaciones. Se utilizó como base de datos el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación de Mejoramiento del Personal de Educación Superior (CAPES). Se seleccionaron las publicaciones de 2013 a 2019. Junto con los criterios anteriores, se combinaron los descriptores: PNAIC, Educación Especial e Inclusión Escolar. Hubo 94 tesis y disertaciones en las cuales 07 serán analizadas porque están relacionadas con los objetivos de este estudio. Se analizaron muestras, diseños de estudio, instrumentos utilizados y resultados principales. El análisis de datos se realizó de forma cualitativa para relacionar las publicaciones sobre PNAIC y Educación Especial con el contexto de inclusión escolar en Brasil. Los estudios analizados sugieren que, aunque el programa ha hecho una contribución positiva a la práctica pedagógica en el aula para estudiantes con y sin discapacidades, todavía hay cuestiones por revisar. Cursos de capacitación sin la profundización necesaria en relación con la inclusión escolar, libros de capacitación con conflictos teóricos que no cubren todas las especificidades de los estudiantes PAEE y la no apertura de vacantes para maestros de Educación Especial en los cursos ofrecidos son algunos de los aspectos que se abordan con mayor frecuencia y se destacan en las declaraciones de los docentes que forman parte de estos estudios. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52241 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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