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Tipo: TCC
Título: Percepção dos colaboradores com deficiência do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação DELL (LEAD) sobre acessibilidade no ambiente de trabalho
Autor(es): Cordeiro, Thais Almeida
Orientador: Leopoldino, Cláudio Bezerra
Palavras-chave: Acessibilidade;Inclusão;PCD;Mercado de trabalho
Data do documento: 2019
Citação: CORDEIRO, Thais Almeida.Percepção dos colaboradores com deficiência do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação DELL (LEAD) sobre acessibilidade no ambiente de trabalho. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação DELL (LEAD), projeto criado pela multinacional Dell Technologies em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), que tem como objetivo mudar a realidade social e econômica do Brasil com uma educação acessível para todos por meio do desenvolvimento de tecnologias inovadoras para capacitação de pessoas com deficiência. O presente trabalho tem o objetivo de compreender a percepção dos colaboradores com deficiência do LEAD sobre acessibilidade do ambiente de trabalho, com o objetivo de identificar o perfil das pessoas com deficiência que trabalham no LEAD; identificar quais os recursos que promovem a acessibilidade neste ambiente de trabalho; analisar a percepção sobre o trabalho que desenvolvem no LEAD; identificar as principais dificuldades de acesso encontradas pelas PCD no ambiente de trabalho do LEAD. A revisão da literatura apresenta os conceitos de deficiência e acessibilidade, além de uma discussão sobre as leis e a literatura sobre pessoas com deficiência e o mercado de trabalho. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo com 16 profissionais com deficiência que trabalham no LEAD; os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo baseada nas categorias temáticas preestabelecidas na literatura. Os resultados mostram que: os profissionais que trabalham no LEAD têm, em sua maioria, ensino superior completo ou pós-graduação e realizam trabalhos de teste de software; o ambiente de trabalho é classificado como acessível, com a presença de intérpretes de LIBRAS para facilitar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva e a existência de rampas de acesso e banheiros adaptados para cadeirantes, além da adaptação dos equipamentos de informática (teclado em braile) e softwares; o LEAD é considerado um ambiente acessível, onde os profissionais se sentem satisfeitos com suas funções e com a interação com os demais funcionários; e que a comunicação com novos funcionários pode ser melhorada por meio da intensificação das oficinas de LIBRAS. Nas conclusões, são apresentadas sugestões de melhoria, limitações da pesquisa e sugestão de estudos futuros.
Abstract: This research was carried out at the Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação DELL (LEAD), a project created by Dell Computers in partnership with the Universidade Estadual do Ceará (UECE), which aims to change the social and economic reality of Brazil with accessible education to all through the development of innovative technologies for empowering people with disabilities. This study aims to comprehend the perception of employees with disabilities that work at LEAD about accessibility in workplace. Specific objectives are to: identify the profile of employees with disabilities that work at LEAD; identify which aspects promote accessibility in the workplace; analyze the perception about their own work at LEAD; identify the main difficulties faced by PCDs in the workplace. The literature review section presents the concepts of disability and accessibility, as well as a discussion of laws and literature on people with disabilities and the labor market. An exploratory and descriptive qualitative research was conducted with 16 professionals with disabilities working at LEAD; data were analyzed through content analysis based on the thematic categories pre-established in the literature. Results show that: the professionals who work at LEAD mostly have completed higher education or postgraduate studies and perform software testing work; the work environment is classified as accessible, with the presence of LIBRAS interpreters to facilitate the communication, the access ramps and toilets adapted for wheelchair users, as well as the adaptation of computer equipment (Braille keyboard) and software; LEAD is considered an accessible environment, where professionals are satisfied with their duties and interaction with other employees; and that communication with new employees can be improved by intensifying LIBRAS workshops. Suggestions for improvement, limitations of research, and suggestion of future studies are presented in the conclusion section.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52238
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