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Title in Portuguese: Processo de decisão de compra em food trucks: uma análise dos fatores socioculturais de influência
Author: Lima, Valéria Leonor da Silva Amorim
Advisor(s): Ferreira, Fabiana Nogueira Holanda
Keywords: Food truck
Comportamento do consumidor
Processo de decisão de consumo
Influências socioculturais
Issue Date: 2019
Citation: LIMA, Valéria Leonor da Silva Amorim. Processo de decisão de compra em food trucks: uma análise dos fatores socioculturais de influência. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: Vive-se em um mundo globalizado no qual nascem várias organizações diariamente, e a maioria dessas são micro e pequenas empresas que influenciam diretamente na economia. Um mercado que vem se destacando cada vez mais no Brasil é o de food trucks. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral compreender qual a influência das variáveis socioculturais na escolha de produtos oferecidos pelos food trucks de Fortaleza. Para tanto, buscou-se identificar as etapas do processo de decisão de compra dos clientes de food trucks, reconhecer quem são os principais influenciadores deste processo e identificar de que forma as variáveis socioculturais (cultura, família, grupos de referência e classe social) influenciam em suas escolhas de consumo. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas em profundidade com consumidores de food truck. A primeira parte deste trabalho traz uma revisão bibliográfica sobre o estudo do comportamento do consumidor, compreendendo sua definição e importância para atividades e ações de marketing, assim como sua aplicação, seguido da descrição do processo de tomada de decisão de compra por consumidores; para enfim identificar quais variáveis externas e internas exercem influência nesse processo de tomada de decisão de consumo. Os resultados indicam que a busca por um atendimento rápido e diferenciado permanece sendo a principal necessidade a ser atendida ao realizar a compra de hambúrgueres em food truck. Indicação de amigos, Instagram, foram citados como sendo principais meios de influência de busca por informações e consumo.
Abstract: It lives in a globalized world without multiple qualifications, multiple daily, and most of them are micro and small businesses that directly influence the economy. One market that is increasingly prominent in Brazil is the food trucks. This course conclusion paper aims to understand the influence of socio-cultural variables on the choice of products offered by food trucks in Fortaleza. To do so, you can identify how the stages of the decision-making process for buying food truck customers, recognize who are the main process factors, and identify how sociocultural variables (culture, family, reference groups, and social class) influence your consumption choices. This is an exploratory, qualitative research, with data collected through in-depth interviews with food truck consumption. The first part of this paper presents a literature review on the study of consumer behavior, understanding its definition and importance for marketing activities and actions, as well as its application, followed by the description of the purchase decision-making process by use; to identify which external and internal variables influence the consumption decision process. The results necessary for a search for fast and differentiated service remain the main need to be met when making a purchase of hamburgers in the food truck. Referrals from friends, Instagram, were cited as the main means of influencing information search and consumption.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52230
metadata.dc.type: TCC
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