Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52225
Title in Portuguese: Experiências de adoecimento de professores na Amazônia: narrativas dos usuários do Núcleo de Atenção à Saúde do Docente, da Secretaria de Educação do Estado do Amapá
Author: Silva, Selma Gomes da
Paiva, Antonio Cristian Saraiva
Keywords: Doença
Doença Psiquica
Trajetórias docentes
Issue Date: 2015
Publisher: SBS
Citation: SILVA, Selma Gomes da; PAIVA, Antonio Cristian Saraiva. Experiências de adoecimento de professores na Amazônia: narrativas dos usuários do Núcleo de Atenção à Saúde do Docente, da Secretaria de Educação do Estado do Amapá. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 16., 20-23. jul.2015. Porto Alegre (RS), Anais... SBS: Porto Alegre (RS): SBS, 2015.
Abstract in Portuguese: Este trabalho objetiva apresentar e discutir narrativas de adoecimento de usuários do Núcleo de Atenção à Saúde do Docente – “Casa do Professor”, da Secretaria de Educação do Estado do Amapá (SEED-AP). A problemática é sintetizada pela seguinte questão: como compreender e caracterizar as dimensões psicossociais do adoecimento desses docentes? Em termos metodológicos, iniciamos a pesquisa a partir de um levantamento dos prontuários clínicos, no período de 2009-2014, que serviu de base de dados para a construção de um perfil dos usuários. Em seguida, passamos à etapa central da pesquisa, que consiste numa abordagem qualitativa com uso de entrevistas e narrativas sobre as histórias de adoecimento. Assim, foram consultados 822 prontuários e entrevistados 30 professor/as. Tratando-se de uma pesquisa em andamento, trazemos como dados parciais, relatos dos sujeitos entrevistados e patologias mais recorrentes: fibromialgia, problemas cardiovasculares, e ainda, os transtornos de ordem psíquica como: depressão, síndrome do pânico, ansiedade e doenças relacionadas ao álcool e outras substâncias. A partir de um diálogo entre as referências teóricas da sociologia/antropologia da saúde e da doença, da sociologia clínica e da sociologia do trabalho, tentamos interpretar essas narrativas, queixas e histórias de sofrimento, perseguindo o enlaçamento entre trajetórias biográficas, profissionais e contextos socioculturais específicos em que se produzem essas histórias de sofrimento psíquico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52225
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISSN: 2236-6636
Appears in Collections:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_sgsilva.pdf486,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.