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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Narrativas emergente no Ensino Médio: Direitos Humanos & Educação
Título em inglês: Emerging narratives in High School: Education & Human Rights
Autor(es): Diógenes, Elione Maria Nogueira
Andrade, Francisco Ari de
Palavras-chave: Ensino Médio;Direitos Humanos;Educação em Direitos Humanos
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista Holos
Citação: DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; ANDRADE, Francisco Ari de. Narrativas emergente no Ensino Médio: Direitos Humanos & Educação. Revista Holos, Natal (RN), ano 29, v. 4, p. 135-142, 2013.
Resumo: Com este artigo adentramos o campo dos Direitos Humanos relacionado à educação de nível médio. Aqui, temos um relato de experiência concernente a um projeto de extensão intitulado “Formação Continuada em Direitos Humanos para Professores do Ensino Médio” que foi finalizado este ano. Este objetivava introduzir a temática dos direitos humanos no campo educacional em Alagoas, mais especificamente em Maceió, cidade reconhecidamente problemática quanto Maceió, se trata da garantia mínima dos direitos dos cidadãos e cidadãs que a habitam. Para tanto, o projeto foi desenvolvido no interior de uma escola pública de ensino médio e envolveu uma formação em serviço para professores deste nível de educação básica, durante todo o ano de 2010 e parte de 2011 (maio). Assim, neste artigo fazemos três abordagens importantes: na primeira, tratamos dos fundamentos históricos e políticos da Educação em Direitos Humanos no Brasil. Na segunda, discorremos sobre a metodologia do projeto e seus resultados; e, na terceira: apontamos os desafios e possibilidades para quem enfrenta a difícil tarefa de tratar dessa temática no interior da sala de aula do ensino médio como “saber” e não como “caridade”.
Abstract: With this article we enter the field of Human Rights related to secondary education. Here we have an experience report concerning an extension project entitled “Continuing Education in Human Rights for Middle School Teachers” which was finalized this year. This aimed to introduce the theme of human rights in the educational field in Alagoas, Maceió more specifically, a city known problematic as it is the minimum guarantee of the rights of citizens who inhabit it. To this end, the project was developed within a public school high school and involved an in-service training for teachers of this level of basic education throughout the years of 2010 and part of 2011 (May). So in this article do three major approaches: the first deal of historical and political foundations of Human Rights Education in Brazil. On Monday, we discussed the project methodology and results, and the third: point out the challenges and possibilities for those facing the difficult task of dealing with this issue within the classroom of the school as “knowing” rather than “charity”.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52159
ISSN: 1807-1600
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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