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Tipo: Tese
Título: Governamentalidade e Educação: discursos e vivências no processo de subjetivação de jovens em uma Escola Estadual de Educação Profissional cearense a partir do modelo escola-empresa
Autor(es): Vasconcelos, Francisco Ullissis Paixão e
Orientador: Miranda, Luciana Lobo
Palavras-chave: Subjetividade;Educação Profissional;Governamentalidade Neoliberal
Data do documento: 2020
Citação: VASCONCELOS, Francisco Ullissis Paixão e. Governamentalidade e Educação: discursos e vivências no processo de subjetivação de jovens em uma Escola Estadual de Educação Profissional cearense a partir do modelo escola-empresa. 2020.171f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia. Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: Este estudo toma como elemento de problematização os movimentos de captura da educação pelo modelo empresarial que reconfigura o modo de operar das escolas, e se configura como dispositivo de subjetivação, no cenário das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) do Ceará, de jovens estudantes. Em meio às configurações da sociedade atual e as transformações sempre inventivas no tocante à estética neoliberal, vemos surgir um modelo de empresariamento da educação, tornando-a cada vez mais administrada e naturalizando conceitos próprios do mercado, como sendo, agora, pertencentes ao contexto educativo, tais como: negócio, lucro, protagonismo e empreendedorismo. Esse agenciamento da educação pelos arranjos discursivos neoliberais engendram certos “modus operandi” de uma governamentalidade que se distancia, aos poucos, dos ideais republicamos de educação, configurando-se em nome de princípios de interesse neoliberais como: a competição, a meritocracia e a autogestão, inclusive no que toca a responsabilização sobre seus processos de empregabilidade. Nesse contexto, esta Tese discute de modo mais central, duas modalidades discursivas presentes no contexto das EEEP do Ceará: os discursos acerca do Protagonismo Juvenil e do Jovem Empreendedor. Na medida em que este estudo faz movimentos que atentam para o processo de produção de corpos e subjetividades dos jovens estudantes por meio de práticas e discursos que balizam as experiências do si, ele se insere no escopo dos estudos em Psicologia, mas balizado e comprometido com certa psicologia, que seja mais desconstrutiva e problematizadora de tais discursos, vistos a partir de um referencial foucaultiano. Este trabalho, que alocamos no rol das pesquisas qualitativas, foi desenvolvido a partir de dois movimentos: um arqueogenealógico, e outro cartográfico. No percurso arqueogenealógico foi possível historicizarmos os caminhos e as condições de possibilidade que permitiram aos discursos empresariais se achegarem, tão naturalmente, à educação. E no cartográfico buscamos construir os mapas possíveis, pensados como efeitos provisórios, dos processos de subjetivação e das resistências dos jovens no contexto das EEEP do Ceará. A questão central que norteou esta pesquisa foi: como o empresariamento da educação opera como dispositivo de subjetivação de jovens no cenário das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará? E, a partir dela, nosso objetivo geral foi: analisar os modos de operação do modelo empresarial adaptado para a educação, e seus efeitos enquanto dispositivo de subjetivação de jovens estudantes, no cenário de uma escola profissional do Ceará. Ao final deste estudo, o que nos fica é que os movimentos tecidos neste cenário se coadunam com as articulações para o fomento de uma experiência de si, onde o primeiro e real empreendimento será empreender-se, com verbo reflexivo que baliza a experiência dos jovens consigo mesmos, a partir de uma governamentalidade neoliberal.
Abstract: This study takes as an element of problematization the movements of capturing education by the business model that reconfigures the way schools operate, and is configured as a subjectification device, in the scenario of the State Schools of Professional Education (EEEP) of Ceará, of young students. Amidst the configurations of the current society and the ever inventive transformations with regard to neoliberal aesthetics, we see a model of entrepreneurship in education emerging, making it more and more managed and naturalizing concepts specific of the market, as being, now, belonging to the educational context , such as: business, profit, protagonism and entrepreneurship. This agency of education through neoliberal discursive arrangements engender certain “modus operandi” of a governmentality that, gradually, distances itself from the republican ideals of education, configuring itself in the name of neoliberal principles of interest such as: competition, meritocracy and self-management , including with regard to accountability for their employability processes. In this context, this Thesis discusses, in a more central way, two discursive modalities present in the context of Ceará's EEEP: the discourses about Youth Protagonism and the Young Entrepreneur. As this study makes movements that pay attention to the production process of bodies and subjectivities of young students through practices and discourses that guide the experiences of the self, it falls within the scope of studies in Psychology, seen here from a Foucaultian framework. This work, which we have placed on the list of qualitative research, was developed from two movements: an archeogenealogic, and another cartographic. In the archeogenealogical path, it was possible to historicize the paths and conditions of possibility that allowed business discourses to get closer, so naturally, to education. And in the cartographic we try to build the possible maps, thought as provisional effects, of the subjectivation processes and the resistance of the young people in the context of the EEEP of Ceará. The central question that guided this research was: how does the entrepreneurship of education operate as a subjectification device for young people in the scenario of the State Schools of Professional Education in Ceará? And, based on it, our general objective was: to analyze the modes of operation of the business model adapted for education, and its effects as a subjectification device for young students, in the scenario of a professional school in Ceará. At the end of this study, what remains for us is that the movements woven in this scenario are consistent with the articulations to foster an experience of self, where the first and real undertaking will be to undertake, with a reflective verb that guides the experience of young people with themselves, from a neoliberal governmentality.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52078
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