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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise e comparação da motricidade fina em crianças de 6 e 7 anos de idade de escola privada e pública
Título em inglês: Analysis and comparison of fine motricity in 6 and 7 year old school children
Autor(es): Champoski, Aline Fatima
Mélo, Tainá Ribas
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil;Criança;Serviços de Saúde Escolar
Data do documento: Jan-2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Fisioterapia & Saúde Funcional
Citação: CHAMPOSKI, Aline Fatima ; MÉLO, Tainá Ribas. Análise e comparação da motricidade fina em crianças de 6 e 7 anos de idade de escola privada e pública. Rev Fisioter S Fun., Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 58-66, jan./jul. 2019.
Resumo: Introdução: A importância de estudar o desenvolvimento motor na idade escolar está ligada ao fato de ser nessa idade que ocorre o ganho de algumas habilidades e aprimoramento de outras já existentes. Entre 6 e 7 anos as atividades escolares exigem aperfeiçoamento da motricidade fina. Objetivo: verificar o desenvolvimento da motricidade fina de crianças com seis e sete anos de idade e comparar o desempenho entre alunos de escola pública e privada. Metodologia: Pesquisa quali- quantitativa, descritiva, transversal realizada com alunos de seis e sete anos de idade de uma escola pública e de uma escola privada. Para a realização foi utilizada a escala de Desenvolvimento Motor (EDM) proposta por Rosa Neto 2002. Resultados: neste estudo foi avaliado somente a motricidade fina. Os resultados para as médias de idade motora e quociente motor entre as escolas foi semelhante, privada média idade motora de 86,4 ± 15,8 meses, já a escola pública obteve média idade motora de 87,6 ± 9, 87 meses. Conclusão: que os escolares tanto da escola privada quanto aos da escola pública, não apresentam grande diferença em relação a motricidade fina como era esperado.
Abstract: Introduction: The importance of studying motor development at school age is linked to the fact that at this age that occurs gain some skills and improving existing ones. Between 6 and 7 years school activities require improvement of fine motor skills. Objective: evaluate the development of fine motor skills of children aged six and seven years old and compare the performance between public and private school students. Methodology: Search quantitative qualitative, descriptive, cross-sectional with students of six and seven years old in a public school and a private school. For the realization was used the Motor Development Scale (MDS) proposed by Rosa Neto 2002. This study only assessed the fine motor skills. Results: The results for the average motor age and motor quotient between schools was similar, private motor average age of 86.4 ± 15.8 months, since the public school had an average motor age of 87.6 ± 9, 87 months. Conclusion: the school both as private school to public school, have no great difference from fine motor skills as expected.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51970
ISSN: 2238-8028
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