Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51747
Tipo: Artigo de Evento
Título: Caminhos da educação: Instituto de Assistência A Infância No Maranhão (1911-1939)
Autor(es): Salazar, Denise Cristina da Silva Campos
Melo, Salânia Maria Barbosa
Palavras-chave: Representações Sociais;Políticas Públicas Educacionais;Infância
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: SALAZAR, Denise Cristina da Silva Campos ; MELO, Salânia Maria Barbosa. Caminhos da educação: Instituto de Assistência A Infância No Maranhão (1911-1939). In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set.2018. Sobral (CE), Anais... Fortaleza (CE): Linha de História e Educação Comparada, 2018.p. 93-103. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
Resumo: Esta pesquisa refere-se às representações sociais constituídas acerca da infância e seus caminhos, trazendo à cena o Instituto de Assistência a Infância no Maranhão; com o objetivo de proteger crianças desvalidas, além de trazer a tona debates, propostas e políticas públicas educacionais, direcionadas para as denominadas “crianças pobres”, no contexto de transformação educacionais do período, criando assim orfanatos para meninos e meninas. Com o objetivo de conhecer a concepção de infância e o tipo de educação oferecida, no período compreendido entre sua fundação 1914 e o ano de 1939, faremos uma pesquisa documental, com a utilização das fontes primárias: os relatórios do Instituto de Assistência à Infância no Maranhão, os livros de atas, A Coleção de Leis e Resoluções do Congresso, Decretos e Decisões do Estado do Maranhão, jornal A Pacotilha e imagens. Documentação esta catalogada e arquivada no Arquivo Público de São Luís. O trabalho também se desenvolve através de fontes bibliográficas, tendo como referencial a história da infância através do Instituto de Assistência a Infância no Maranhão, na perspectiva de olhar a criança como sujeito da história, discorrendo sobre as práticas discursivas e institucionais, que constitui a infância como objeto de intervenção higiênica e disciplinar na área educacional, em que destacamos a obra de Philippe Ariès, História Social da Criança e da Família, entre outros.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51747
ISSN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_dcscsalazar.pdf388,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.