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Tipo: Dissertação
Título: O trabalho prescrito em documentos norteadores do trabalho de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - Anos Finais - do município de Fortaleza
Autor(es): Monroe, Karoline Torres Ferreira Sabry
Orientador: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Trabalho prescrito;Documentos oficiais;Língua portuguesa
Data do documento: 2019
Citação: MONROE, Karoline Torres Ferreira Sabry. O trabalho prescrito em documentos norteadores do trabalho de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - Anos Finais - do município de Fortaleza. 2019. 147f - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: O objetivo geral da pesquisa é investigar quais são as prescrições presentes nos documentos oficiais do ensino brasileiro que orientam o trabalho do professor de língua portuguesa que atua no Ensino Fundamental - Anos Finais - no município de Fortaleza. A investigação parte da premissa de que estes documentos apresentam orientações específicas para a realização da atividade docente e geram importantes contribuições para a formação do agir professoral, já que o trabalho do professor consiste em articular saberes. Considera-se como objetivos específicos da pesquisa reconhecer o conjunto de documentos que orientam o trabalho do professor, analisar como as prescrições se organizam nos documentos oficiais do ensino de língua portuguesa e relacionar as prescrições apresentadas aos eixos de ensino de língua portuguesa. Para isso, problematiza-se o trabalho prescrito a partir da abordagem da Ergonomia do Trabalho e nas metodologias da Clínica da Atividade (CLOT, 2006) e de seu diálogo com o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006), visto que a principal motivação dessa teoria é analisar as ações humanas por meio das interpretações do uso da linguagem. A pesquisa parte do processo histórico do ensino da língua portuguesa no Brasil, com destaque às contribuições advindas dos documentos que norteiam o ensino no âmbito nacional: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Base Nacional Curricular Comum (2017). Após a exposição do contexto do ensino, elencou-se as teorias basilares à pesquisa e em seguida, a descrição metodológica da pesquisa documental, visto que apresenta um caráter qualitativo, que faz uso de fontes primárias, os documentos, e se propõe a compreensão de uma realidade: a do ensino de língua portuguesa no município de Fortaleza. Por fim, foi realizada a análise das Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza (2011) e das Expectativas de Aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Finais (2015), documentos municipais que assumiram o status de dados. A parte final da pesquisa centralizou-se na análise destes documentos, destacando sua origem, organização, eixos epistemológicos, mas a ênfase deteve-se nas contribuições das prescrições dos documentos para o trabalho do professor. Assim, os dados encontrados situam o professor em um contexto de ensino que objetiva formar um aluno crítico, capaz de fazer uso de sua língua de forma competente e detentor de linguagens necessárias para a vida em sociedade.
Résumé: L'objectif général de la recherche est d'étudier quelles sont les prescriptions présentes dans les documents officiels de l'éducation brésilienne qui guident le travail du professeur de portugais qui travaille dans l'enseignement élémentaire - dernières années - dans la ville de Fortaleza. L'enquête part du principe que ces documents présentent des lignes directrices spécifiques pour la réalisation de l'activité d'enseignement et génèrent des contributions importantes à la formation de l'action de l'enseignant, puisque le travail de l'enseignant consiste à articuler les connaissances. Il est considéré comme des objectifs spécifiques de la recherche de reconnaître l'ensemble des documents qui guident le travail de l'enseignant, d'analyser la façon dont les prescriptions sont organisées dans les documents officiels de l'enseignement de la langue portugaise et de relier les prescriptions présentées aux axes d'enseignement de la langue portugaise. Pour cela, le travail prescrit est problématisé à partir de l'approche de l'Ergonomie du Travail et des méthodologies de la Clinique d'Activité (CLOT, 2006) et de son dialogue avec l'Interactionnisme Sociodiscursif (BRONCKART, 2006), puisque la motivation principale de cette théorie c'est analyser les actions humaines à travers des interprétations de l'usage du langage. La recherche part du processus historique d'enseignement de la langue portugaise au Brésil, mettant en évidence les contributions des documents qui guident l'enseignement au niveau national: National Curriculum Parameters (1998) et Common National Curricular Base (2017). Après la présentation du contexte pédagogique, les théories de base de la recherche ont été répertoriées puis, la description méthodologique de la recherche documentaire, car elle a un caractère qualitatif, qui utilise des sources primaires, les documents, et propose la compréhension de une réalité: celle d'enseigner le portugais dans la ville de Fortaleza. Enfin, les lignes directrices pour l'enseignement élémentaire du système municipal d'éducation publique de Fortaleza (2011) et les attentes d'apprentissage de l'enseignement élémentaire - dernières années (2015) ont été analysées, documents municipaux qui supposaient le statut de données. La dernière partie de la recherche s'est concentrée sur l'analyse de ces documents, en mettant en évidence leur origine, leur organisation, leurs axes épistémologiques, mais l'accent a été mis sur la contribution des prescriptions des documents au travail de l'enseignant. Ainsi, les données trouvées placent l'enseignant dans un contexte pédagogique qui vise à former un élève critique, capable d'utiliser sa langue de manière compétente et possédant les langues nécessaires à la vie en société.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51637
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