Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51637
Title in Portuguese: O trabalho prescrito em documentos norteadores do trabalho de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - Anos Finais - do município de Fortaleza
Author: Monroe, Karoline Torres Ferreira Sabry
Advisor(s): Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Keywords: Trabalho prescrito
Documentos oficiais
Língua portuguesa
Issue Date: 2019
Citation: MONROE, Karoline Torres Ferreira Sabry. O trabalho prescrito em documentos norteadores do trabalho de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - Anos Finais - do município de Fortaleza. 2019. 147f - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Portuguese: O objetivo geral da pesquisa é investigar quais são as prescrições presentes nos documentos oficiais do ensino brasileiro que orientam o trabalho do professor de língua portuguesa que atua no Ensino Fundamental - Anos Finais - no município de Fortaleza. A investigação parte da premissa de que estes documentos apresentam orientações específicas para a realização da atividade docente e geram importantes contribuições para a formação do agir professoral, já que o trabalho do professor consiste em articular saberes. Considera-se como objetivos específicos da pesquisa reconhecer o conjunto de documentos que orientam o trabalho do professor, analisar como as prescrições se organizam nos documentos oficiais do ensino de língua portuguesa e relacionar as prescrições apresentadas aos eixos de ensino de língua portuguesa. Para isso, problematiza-se o trabalho prescrito a partir da abordagem da Ergonomia do Trabalho e nas metodologias da Clínica da Atividade (CLOT, 2006) e de seu diálogo com o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006), visto que a principal motivação dessa teoria é analisar as ações humanas por meio das interpretações do uso da linguagem. A pesquisa parte do processo histórico do ensino da língua portuguesa no Brasil, com destaque às contribuições advindas dos documentos que norteiam o ensino no âmbito nacional: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Base Nacional Curricular Comum (2017). Após a exposição do contexto do ensino, elencou-se as teorias basilares à pesquisa e em seguida, a descrição metodológica da pesquisa documental, visto que apresenta um caráter qualitativo, que faz uso de fontes primárias, os documentos, e se propõe a compreensão de uma realidade: a do ensino de língua portuguesa no município de Fortaleza. Por fim, foi realizada a análise das Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza (2011) e das Expectativas de Aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Finais (2015), documentos municipais que assumiram o status de dados. A parte final da pesquisa centralizou-se na análise destes documentos, destacando sua origem, organização, eixos epistemológicos, mas a ênfase deteve-se nas contribuições das prescrições dos documentos para o trabalho do professor. Assim, os dados encontrados situam o professor em um contexto de ensino que objetiva formar um aluno crítico, capaz de fazer uso de sua língua de forma competente e detentor de linguagens necessárias para a vida em sociedade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51637
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_dis_ktfsmonroe.pdf4,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.