Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51613
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Compreensão de metáforas: aprendizagem ou aquisição?
Autor(es): Plantin, Rosemeire Selma Monteiro
Palavras-chave: Aquisição, desenvolvimento e processamento da linguagem;Língua portuguesa - Falante estrangeiro;Metáfora - compreensão;Contexto linguístico
Data do documento: 1998
Instituição/Editor/Publicador: Revista Letras de Hoje
Citação: PLANTIN, Rosemeire Selma Monteiro. Compreensão de metáforas: aprendizagem ou aquisição? Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 33, n. 2, p. 167-173, jun. 1998.
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma investigação da compreensão das metáforas em português, por um falante não nativo. Trata-se de um estudo de caso, que teve por sujeito, um jovem grego de 24 anos, engenheiro civil recém-formado, com um tempo de permanência no Brasil de quatro meses, até a data da pesquisa. Interessava-me, principalmente, a natureza dos fatores envolvidos no processo de compreensão de metáforas. Em outras palavras, se a compreensão era efetivada devido à assimilação natural dos conteúdos metafóricos, decorrentes principalmente da exposição a contextos linguísticos dos quais eles fazem parte. Ou se a compreensão baseava-se primordialmente em decorrência da aprendizagem sistemática do significado das mensagens apresentadas. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51613
ISSN: 1984-7726
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_art_rsmplantin.pdf444,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.