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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51498
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O valor na educação: especificidades no perfil axiológico de professores e professoras da rede pública estadual |
Autor(es): | Moreira, Jansen Souza Barbosa, Silvânia da Cruz Leal, Ludwig Félix Machado |
Palavras-chave: | Valores Humanos;Docência;Políticas Educacionais |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Labor |
Citação: | MOREIRA, Jansen Souza; BARBOSA, Silvânia da Cruz; LEAL, Ludwig Félix Machado. O valor na educação: especificidades no perfil axiológico de professores e professoras da rede pública estadual. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 22, p. 6-18, jul./dez. 2019. |
Resumo: | Valores humanos guiam nossas ações, além de representar cognitivamente as nossas necessidades, assumindo diferentes graus de importância, e com certa estabilidade no tempo. Iniciativas de movimentos contemporâneos na educação brasileira dão sinais do conservadorismo axiológico, exigindo de professores e professoras uma postura ética facilitadora do conhecimento, voltada à autonomia e aberta à diversidade. Assim, numa perspectiva psicossociológica, entrelaçando aspectos macro, meso e micro, a pesquisa objetivou analisar as diferenças axiológicas em função do sexo, em docentes da rede estadual de ensino médio de uma metrópole paraibana. Utilizou-se o Questionário de Valores Básicos, uma Ficha Sociodemográfica e um Questionário Aberto, numa amostra de 253 docentes em pleno exercício da função. Os resultados demonstraram maior média para mulheres no Valor Religiosidade e na Subfunção Normativa, enquanto para homens no Valor Sexualidade. O Questionário Aberto ratificou maior envolvimento delas com religião, família e aspectos sociolaborais, conquanto um maior envolvimento deles com esportes. Conclui-se que tais docentes demonstram um perfil conservador nos costumes, o que exige moderação nos extremismos das guerras narrativas, e que precisa contar com aval político e legislativo para o devido respaldado em teorias pedagógicas e metodologias didáticas que não tornem seus valores, obstáculos na mediação que é o ensinar, a fim de se considerar e se alcançar o pluralismo saudável de ideias e de valores, com base na ética e na alteridade em uma educação inter-humana, e por uma outra globalização. |
Abstract: | Human values guide our actions, as well as cognitively represent our needs, assuming different degrees of importance, having some stability in time. Initiatives of contemporary movements in Brazilian education give signs of axiological conservatism, demanding from teachers an ethical posture that facilitates knowledge, focused on autonomy and open to diversity. Thus, from a psychosociological perspective, intertwining macro, meso and micro aspects, the research aimed to analyze the axiological differences, according to gender, in teachers of the state education network of a metropolis of Paraíba. The Basic Values Questionnaire, a Sociodemographic Data Sheet and an Open Questionnaire were used in a sample of 253 teachers in full exercise of their function. The results showed higher average for women in the Religiousness Value and Normative Subfunction, while for men in the Sexuality Value. The Open Questionnaire confirmed her greater involvement with religion, family and sociooccupational aspects, whilst his greater involvement with sports. It is concluded that these teachers demonstrate a conservative profile in customs, which requires moderation in the extremities of narrative warfare, and should rely on political and legislative endorsement for proper support in pedagogical theories and didactic methodologies that do not make their values an obstacle in mediation, which is teaching, in order to consider and achieve the healthy pluralism of ideas and values, based on ethics and otherness in an interhuman education, seeking another kind of globalization. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51498 |
ISSN: | 1983-5000 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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