Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5149
Tipo: Artigo de Evento
Título: Valoração econômica do litoral do município de Ilhéus – Estado da Bahia
Autor(es): Guimarães, Carla Regina Ferreira Freire
Casimiro Filho, Francisco
Guimarães Júnior, Gilberto de Souza
Rodrigues, Sueli Menezes
Palavras-chave: Custo de viagem;Praias;Recursos naturais
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 43
Citação: GUIMARÃES, Carla Regina Ferreira Freire; CASIMIRO FILHO, Francisco; GUIMARãES JÚNIOR, Gilberto de Souza. Valoração econômica do litoral do município de Ilhéus Estado da Bahia. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 43., 2005, Ribeirão Preto. Anais... p. 1-25, 2005.
Resumo: Este artigo tem por objetivo estimar a função de demanda por turismo das praias no município de Ilhéus, Estado da Bahia, bem como o valor recreacional das mesmas, que permitirá fazer uma estimativa dos benefícios do turismo nessa área. A estimativa dos parâmetros da equação de demanda por turismo foi realizada através da técnica da regressão linear múltipla. Para estimar os benefícios utilizou-se o método do custo de viagem. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa para coleta de dados compreendem o processo não probabilístico simples. A pesquisa foi feita através de questionários aplicados aos turistas do município de Ilhéus, no período de 28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2004, que se encontravam nas praias. O valor do turismo estimado para as praias do litoral de Ilhéus, considerando os 238 turistas amostrados foi de R$ 371,01 por dia por turista. Como a extensão do litoral é de 93 km, pode-se concluir que o valor do turismo de um quilômetro de praia é de R$ 3,98 por turista por dia. Pode-se concluir que as praias do litoral de Ilhéus são importante fonte de geração de benefícios ambientais para a sociedade brasileira e que por isso devem ser conservadas. Dessa forma, por se tratar de um recurso ambiental, e que possui características de bens públicos, devem ser conservadas pelo poder público.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5149
ISSN: 0103-2003
1806-9479
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_crffguimarães.pdf105,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.