Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51448
Tipo: | TCC |
Título: | Biblioterapia: análise da percepção dos estudantes e profissionais do Curso de Biblioteconomia |
Autor(es): | Lima, Francinir Batista de |
Orientador: | Pinto, Virgínia Bentes |
Palavras-chave: | Biblioteconomia;Terapia;Bibliotecário;Biblioterapia |
Data do documento: | 2007 |
Resumo: | A biblioteconomia possibilita um amplo espaço de atuação para o profissional desta área. Encontra-se inserido neste espaço a Biblioterapia, que é uma atividade definida como o uso terapêutica da leitura, que se utiliza de textos escritos e de outros objetos lúdicos para auxiliar no tratamento de pessoas acometidas por doenças físicas ou mentais e até mesmo por momentos de dificuldade em suas vidas. O bibliotecário ainda não tem formação suficiente para atuar como bibHoterapeuta,desde que o mesmo saia da universidade e não se especialize ou se prepare para tal, já que, a universidade não contribui para isso, pois no curso ainda não há uma disciplina que trate da Biblioterapia, nem professores capacitados para leciona-Ia, o que faz concluir que depende do esforço somente do profissional para que esta atividade seja divulgada e se torne interessante. O estudo teve como ferramentas de apoio uma revisão bibliográfica acerca do assunto, bem como uma pesquisa dentre os profissionais e estudantes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. A partir daí foi feita uma reflexão da atividade e de seus benefícios, e que métodos são utilizados para a prática, bem como as pessoas a serem beneficiadas. Mais importante ainda nesse processo de reflexão é a valorização desta atividade que garante ser muito importante para o profissional da área e para as pessoas a serem tratadas. |
Abstract: | The biblioteconomia makes possible an ample space of performance for the professíonal of thís area. The Bíblíoterapía meets ínserted ín thís space, that ís a definite activity as the therapeutical use of the reading, that if it uses of written texts and other playful objects even though to assist in the treatment of people attacks for physical or mental iIInesses and for moments of difficulty in its lives. The librarian not yet has formatíon enough to act as biblioterapeuta, since that the same skirt of the university and if does not specialize or if prepares for such, since, the university does not contribute for this, therefore in the course not yet has one disciplines that deals with the BibJioterapia, nor professors enabled to leciona ít, what makes to conclude that only depends on the effort of the professional so that this divulged activity either and if becomes interestíng. The study a bíbJiographícal revísíon concerning the subject had as support tools, as well as a research amongst the professionals and students of the Course of Biblioteconomia of the Universidade Federal do Ceará From then on a reflection of the activity and its benefits was made, and that methods are used for the practical one, as well as the people to be benefited. More important still in this process of reflection it is the valuation of this activity that very guarantees to be important for the professional of the area and them people to be treated. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51448 |
Aparece nas coleções: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_fblima.pdf | 36,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.