Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51443
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Atributos da encontrabilidade e princípios da usabilidade da informação na web: estudo sobre a percepção dos profissionais de Search Engine Optimization
Autor(es): Rabelo, Camila Regina de Oliveira
Silva, Dacles Vágner da
Nascimento, Isabela da Rocha
Tabosa, Hamilton Rodrigues
Souza, Osvaldo de
Palavras-chave: Search Engine Optimization;Encontrabilidade da informação;Usabilidade da informação
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Citação: RABELO, Camila Regina de Oliveira; SILVA, Dacles Vágner da; NASCIMENTO, Isabela da Rocha; TABOSA, Hamilton Rodrigues; SOUZA, Osvaldo de. Atributos da encontrabilidade e princípios da usabilidade da informação na web: estudo sobre a percepção dos profissionais de Search Engine Optimization. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 90-110, 2019.
Resumo: Apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida junto a profissionais de Search Engine Optimization (SEO), sobre uma avaliação dos atributos da Encontrabilidade da Informação e dos princípios da Usabilidade da Informação. O objetivo do estudo é identificar o nível de conhecimento e de aplicação desses princípios e atributos por parte desses profissionais. Para a consecução desse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre Recuperação da Informação, Encontrabilidade da Informação, Usabilidade da Informação, Representação da Informação e sobre SEO, seguida de estudo empírico com duas empresas que prestam serviço de otimização de sites. A análise quanti-qualitativa realizada sobre os dados revelou, entre outros achados, o conhecimento parcial dos profissionais de SEO em relação ao princípios e atributos que permeiam a usabilidade e a encontrabilidade da informação, levando à aplicação de alguns princípios e atributos em detrimento de outros.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51443
Aparece nas coleções:PPGCI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_crorabelo_et_al.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.