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Title in Portuguese: Modos escalares e tensividade semiótica na canção popular brasileira
Author: Barroso, Érica Nailde Nunes
Advisor(s): Saraiva, José Américo Bezerra
Keywords: Semiótica da canção
Canção popular brasileira
Modos escalares musicais
Tensividade
Issue Date: 2018
Citation: BARROSO, Érica Nailde Nunes. Modos escalares e tensividade semiótica na canção popular brasileira. 2018. 194f - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Portuguese: Este estudo propõe determinar de quê maneira a escolha do modo escalar concorre para a construção do efeito tensivo na canção popular brasileira. A justificativa para a apresentação deste trabalho decorre da relevância em desenvolver o modelo semiótico para a análise do texto cancional. Para tanto, procede-se à descrição semiótica da tensividade contida nos modos escalares, e a aspectualidade tensiva quando da conversão escala/melodia. A pesquisa tem como pilastra teórica categorias da teoria da linguagem de Hjelmslev; o modelo semiótico desenvolvido por Greimas, nos anos 60 e 70, considerando, sobretudo, seus desdobramentos efetuados por Fontanille e Zilberberg (2001) no campo das indagações tensivas (anos noventa); e os princípios da semiótica da canção conforme pautados por Tatit. As questões sobre a teoria da música são pontuadas consoantes Med (1996). Com relação aos fundamentos teórico-musicais, atêm-se às seguintes categorias: escalas e sistemas composicionais (sistemas de composição cancional modal e tonal). Na prática da análise das canções, é investigada a junção das instâncias verbais e melódicas, em busca do mapeamento de seu percurso tensivo. Estuda-se, também, a compatibilidade entre os componentes linguístico e melódico, levando em conta as relações dos valores intervalares melódicos (intervalos peculiares de cada modo escalar) com a letra. Elabora-se um inventário de canções, selecionando e organizando textos segundo critérios da modalização escalar implícitos para servir de amostra da semiótica tensiva da canção. A natureza da pesquisa é de cunho bibliográfico-documental, teórico-prática e interpretativa. Na análise das canções, são identificados e classificados seus elementos, sendo fragmentados os textos em suas partes constitutivas. São explicitadas as relações entre tais elementos e reconhecidos os princípios de suas organizações, tendo em vista sua disposição e estrutura. A pesquisa tem abordagem hipotético-dedutiva e procedimento estruturalista.
Abstract: This research aims to determine in which way the choice of the scalar mode contributes to the construction of the tensive effect on Brazilian popular song. The justification for the presentation of this work stems from the relevance in developing the semiotic model for analysis of the song text. In order to do so, it proceeds to the semiotic description of the tensiveness contained in the scalar modes and the aspectuality in the scale/melody conversion. The research has as theoretical background the categories of Hjelmslev‟s language theory; the semiotic model developed by Greimas in the 1960s and 1970s, considering, in particular, its developments carried out by Fontanille and Zilberberg (2001) in the field of tensive inquiries (1990s); and the principles of the semiotics of the song created by Tatit. The topics about music theory are based on Med (1996). The theoretical-musical foundations are classified in the following categories: scales and compositional systems (modal and tonal song composition systems). In the analysis of the songs, it is investigated the joint of the verbal and melodic instances, in search of the mapping of its tensive course. It is also studied the compatibility between the linguistic and the melodic components, taking into account the relations of the melodic interval values (peculiar intervals of each scalar mode) with the lyrics. An inventory of songs is elaborated, selecting and arranging texts according to the criteria of the scalar modulation implicit to serve as a sample of the tensive semiotics of the song. The research has a bibliographic-documentary nature, with theoretic-practical and interpretative aspects. In the analysis of the songs, its elements are identified and classified, the texts being fragmented in their constituent parts. The relations among these elements are explained and the principles of their organizations are recognized, considering their disposition and structure. This work has a hypothetical-deductive approach and a structuralist procedure.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51377
metadata.dc.type: Tese
Appears in Collections:PPGL - Teses defendidas na UFC

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