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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O gênero memorial na construção identitária docente
Título em inglês: The genre memorial in identity construction of the teacher
Autor(es): Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Palavras-chave: Construção identitária;Gênero memorial;Educação de professores
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Signum: Estudos da Linguagem
Citação: RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. O gênero memorial na construção identitária docente. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina (PR), v. 1, n. 19, p. 119-137, jun. 2016.
Resumo: Este trabalho visa a analisar a função do gênero memorial em processos formativos, focando principalmente as implicações de sua natureza híbrida para a construção identitária do sujeito docente e de seu grupo. Por colocar em cena e encenar saberes discursivamente construídos e desconstruídos pelo sujeito professor, interessou-nos analisar modos de dizer o ser/fazer e seus efeitos na interação, em meio a situações de ensino/ aprendizagem. O corpus é (re)velador à medida que traz à tona respostas da relação do sujeito professor consigo, com o outro e com o conhecimento, advindas de processos metacognitivos, circunstanciados, garantidos pelo gênero memorial. É analisada a configuração do referido gênero, principalmente, como a correlação existente entre os elementos de sua organização, as condições de produção (as circunstâncias de enunciação e seu contexto sócio-histórico) e os sujeitos sociais participantes do processo discursivo em questão. O quadro teórico norteador deste trabalho reúne estudos a respeito das representações sociais, identidade (Pavloski, Py), de formação e do funcionamento dos discursos produzidos na interação social (Bakhtin, Filliettaz, Machado), através do gênero Memorial (Passeggi).
Abstract: The objective of this work is to analyze the function of the memorial genre in formation processes, focussing, mainly, the implications of its hybrid nature for the identity construction of the teacher subject and his group. For putting in the scene and staging discursively knowledge constructed and deconstructed by the teacher subject, we had interest to analyze telling ways the to be/to do and its effects on interaction, in the midst of situations of apprenticeship/learning. The corpus is revealing while adressing answers of the relation of teacher subject, with himself, with the other and with the knowledge obtained through circumstanced meta cognitive process, guaranteed by the memorial genre. It is analyzed the configuration of the mentioned genre, and, mainly, as the existing correlation between the elements of its organization, the production conditions (enunciation circumstances and its historical-social context) and the participant social subjects of the discursive process in study. The guiding theoretical framework of this work brings studies concerning the social representations, identity (Pavloski, Py), formation and the functioning of the produced discuses in the social interaction (Bakhtin, Filliettaz, Machado), through Memorial genre (Passeggi).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51309
ISSN: 2237-4876
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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