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Tipo: Dissertação
Título: Conversor CUK-BUCK ZCS para carregamento de bateria e suporte de cargas auxiliares de veículos elétricos
Autor(es): Veras, Caio Kerson Oliveira
Orientador: Praça, Paulo Peixoto
Coorientador: Oliveira Júnior, Demercil de Souza
Palavras-chave: Engenharia elétrica;Acumuladores;Veículos elétricos;Battery charging;Quasi-resonant converter;Soft- switching ZCS
Data do documento: 2019
Citação: VERAS, C. K. O. Conversor CUK-BUCK ZCS para carregamento de bateria e suporte de cargas auxiliares de veículos elétricos. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Este trabalho propõe o estudo e desenvolvimento de um conversor CC-CC da família quase-ressonante para o estágio de carregamento de bateria de veículos elétricos (VEs). A topologia é denominada Cuk-Buck ZCS e opera sob corrente nula (ZCS). As principais características deste conversor é a redução das perdas por comutação nos interruptores, capacidade de operar com frequência de comutação elevada, diminuição de peso e volume. Um estudo teórico é realizado através das análises qualitativa e quantitativa, além das análises das perdas nos componentes do conversor. Propõe-se também, uma estratégia de controle por frequência variável que garanta as características de comutação suave proposta à topologia. São apresentados os projetos das malhas de controle de tensão e corrente. Por fim, é realizada a validação do estudo através de resultados de simulação e experimentais parciais em regime permanente, transitório para um conversor de 200W, tensão de entrada de 12V e 48V de saída. Os resultados apresentaram consistência entre as modelagens desenvolvidas e os valores obtidos em simulação e experimental parciais (malha aberta).
Abstract: This work proposes the study and development of a quasi-resonant family DC-DC converter for the electric vehicle (EV) battery charging stage. The topology is called Cuk-Buck ZCS and operates under zero current (ZCS). The main features of this converter are switching losses reducing, ability to operate at high switching frequency, weight and volume reduction. In addition, theoretical study is carried out through qualitative and quantitative analysis, besides the analysis of converting semiconductor losses. It is also proposed a variable frequency control strategy that guarantees the smooth switching characteristics proposed to the topology. The designs of the voltage and current control meshes are presented. Finally, the study is validated by means of simulation and experimental results in permanent and transient state for 200W converter, 12V input voltage and 48V output voltage. The results showed consistency among the developed models and the values obtained in partial simulation and experimental (open mesh).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51299
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