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Tipo: TCC
Título: Matriosca: proposição-poema para uma voz sinestésica na cena
Autor(es): Balieiro, Kevin Cesar de Mattos
Orientador: Pereira, Juliana Rangel de Freitas
Palavras-chave: Voz;Ator;Palavra na cena;Sonoridade;Voz sinestésica;Sinestesia na arte;Teatro - Produção e direção
Data do documento: 2015
Citação: BALIEIRO, Kevin Cesar de Mattos. Matriosca: proposição-poema para uma voz sinestésica na cena. 2015. Monografia (Curso de Teatro) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumo: Ao pensar na potência poética que a voz do ator de teatro pode ter para além do comum, surge a proposição de uma possível qualidade vocal que atravessa o espectador e o ator no encontro da cena teatral através de suas palavras e sonoridades de maneira arrebatadora, encarnando os seus processos de subjetivação e levando-os a um estado diferenciado de percepção corpórea-vocal na qual sentidos, memórias, estados do corpo e imagens se intercruzam. Este estado vem a ser a sinestesia, e esta possível qualidade vocal, a Voz Sinestésica, investigando-a nos seus aspectos: palavra, sonoridades, espaço, corpo, encontro entre ator e espectador. Esta pesquisa se configura enquanto uma sequência de proposições-poema que podem, ou não, levar à explorações práticas da voz em um processo de criação, visando alimentar a sua potência sinestésica. No processo da pesquisa, alguns autores foram de grandioso estímulo para o pensamento sobre voz desenvolvido no texto, entre eles: Antonin Artaud, Jerzy Grotowski, Valère Novarina, Janaína Träsel, Suely Rolnik, entre outros. A escassez de trabalhos escritos sobre a voz do ator e suas possibilidades traz relevância a este trabalho, pois é ao se investigar a voz enquanto esta possível disparadora de estados sinestésicos arrebatadores que se vem a entender a magnitude de sua força, e é este o propósito desta pesquisa.
Abstract: The thought of the poetic power that the actor's voice can have beyond the ordinary raises the proposition of a possible vocal quality that would cross both the spectator and actor at their ecounter in the theatre scene, through its words and sounds in a ravishing way, embodying their subjectivity processes and taking them to a differentiated state of bodily-vocal perception in which senses, memories, bodily states and images interbreed. This state comes to be synesthesia, and this possible vocal quality, the Synesthetic Voice, being investigated is aspects: word, sounds, space, body and encounter between actor and spectator. This research is configured as a sequence of poem-propositions that may, or may not, lead to practical explorations systematizing thoughts and propositions that can lead to practical explorations of the voice in a creation process, aiming to feed its synesthesic power. In this research process, some autors were of great incentive to the thoughts regarding the voice developed in the text, such as: Antonin Artaud, Jerzy Grotowski, Valère Novarina, Janaína Träsel, Suely Rolnik, among others. The scarcity of written works about the actor's voice and its possibilities brings relevance to this work, because it's by investigating the voice as this possible trigger of overwhelming synesthesic states that one comes to understand the magnitude of its strength, which is the purpose of this research.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51209
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