Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51079
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Cibernética e Comunicação no Grupo Familial
Autor(es): Pereira, José Maria Nascimento
Palavras-chave: Teoria Cibernética;Sociologia;Antropologia;Grupo Familial;Comunicação
Data do documento: 1973
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Comunicação Social
Citação: PEREIRA, José Maria Nascimento. Cibernética e Comunicação no Grupo Familial. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, p. 51-56, 1973.
Resumo: Dentre os estudos realizados por sociólogos e antropológos, vários aspectos do Grupo Familial estão descritos com a finalidade de explicar sua posição e sua dinâmica. Diferentes gerações de cientistas sociais pertencentes às mais variadas escolas citam a "Família" como um sócio-grupo solidário ou ainda como um agrupamento individual e social. Tais autores enfocaram suas pesquisas e estudos dentro dos limites da Microssociologia desenvolvendo raciocínios convergentes para uma conceituação unânime, salientando a característica da família como grupo matriz. Posteriormente a Psicologia também apresentou incursões interpretativas de relevante expressão científica numa tentativa de compreensão da dinâmica dos diversos grupos, inclusive o familial. Concluído esse resumo, à guisa de introdução ao texto do principal assunto que pretendemos expor, não se pode ignorar a quantidade bastante elevada e de excelente qualificação científica das publicações sobre estudos referentes ao grupo familial. Todavia, nosso objetivo principal está ligado à contribuição que a Teoria Cibernética - mais especificamente a da comunicação - trouxe para complementar os estudos relativos à dinâmica do Grupo Familial.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51079
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1973_art_jmnpereira.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.