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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Práticas de leitura de alunos do Curso de Letras reveladas em seus memoriais de formação
Título em inglês: Reading practices of Language course students revealed in their formation memorials
Autor(es): Lima, Priscila Sandra Ramos de Lima
Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Palavras-chave: Narrativas - Biografia;Memorial;Escritos
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Itinerarius Reflectionis
Citação: LIMA, Priscila Sandra Ramos de Lima, VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. Práticas de leitura de alunos do Curso de Letras reveladas em seus memoriais de formação. Itinerarius Reflectionis, v. 15, n. 4. 2019.
Resumo: Este artigo, um recorte de nossa dissertação de mestrado, tem como objetivo apresentar uma análise de como as práticas de leituras de professores em formação inicial, alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), se desenvolvem a partir da construção de memoriais de formação, tendo em vista suas narrativas de vida e formação leitora. O embasamento teórico no qual fundamentamos nossa pesquisa partiu dos postulados de Bakhtin (2003), das concepções dos pesquisadores que estudam história de vida e formação, que são Josso (2010) e Passeggi (2010) e de contribuições dos estudos que tematizam a leitura, a exemplo de Jouve (2002), Martins (1997) e Petit (2013). Metodologicamente, valemo-nos da perspectiva História de Vida e Formação elaborada por Josso (2010). À luz dessa abordagem, procedemos a análise qualitativa do corpus constituído por cinco memoriais de formação leitora escritas por alunas do Curso de Letras, na disciplina de Biografismos ofertada em 2018.1. A partir de uma análise intuitiva horizontal dos dados, foram construídas as seguintes categorias: práticas de leitura na infância, práticas de leitura na adolescência, práticas de leitura no curso de graduação, ser aluno da escola pública, o acesso aos livros e a mãe como incentivadora da leitura. Em seguida, realizamos uma análise vertical dos memoriais que nos permitiu chegar aos seguintes resultados: a leitura apresenta dimensões significativas de valores afetivos, reparadores e transformadores que são peculiares na trajetória de vida de cada sujeito. Concluímos que, a leitura pode permear e fortalecer as relações afetivas, proporcionar um efeito reparador em momentos de dor e sofrimentos psíquicos e físicos, além de ser capaz de transformar toda uma história de vida.
Abstract: This article, an excerpt of our master's dissertation, aims to present an analysis of how the reading practices of teachers in initial education, students of the Federal University of Ceará (UFC), develop from the construction of formation memorials, in view of their life narratives and reading formation. The theoretical basis, on which we base our research, came from Bakhtin's (2003) postulates, the conceptions of researchers who study life history and education, which are Josso (2010and Passeggi (2010) and the contributions of studies that thematize the reading, such as Jouve (2002), Martins (1997) and Petit (2013). Methodologically, we use the perspective History of Life and Formation elaborated by Josso (2010). In the light of this approach, we proceeded with the qualitative analysis of the corpus consisting of five reading education memorials written by students of the Language Course, in the discipline of Biographies, offered in 2018.1. Based on an intuitive horizontal analysis of the data, the following categories were constructed: childhood reading practices, adolescent reading practices, undergraduate reading practices, being a public school student, access to books and the mother as encouraging reading. Then, we performed a vertical analysis of the memorials that allowed us to reach the following results: the reading presents significant dimensions of affective, repairing and transforming values that are peculiar in the life trajectory of each subject. We conclude that reading can permeate and strengthen affective relationships, provide a restorative effect in times of pain and psychological and physical suffering, as well as being able to transform a whole life story
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51065
ISSN: 1808-9342
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

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