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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Comunicação: teoria e processo e sua aplicação no magistério
Autor(es): Sá, Maria Adísia Barros de
Palavras-chave: Teoria da comunicação;Processo de comunicação;Magistério - Aspectos comunicacionais
Data do documento: 1971
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Comunicação Social
Citação: SÁ, Maria Adísia Barros de. Comunicação: teoria e processo e sua aplicação no magistério. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 01, n. 01, p. 54-64, 1971.
Resumo: Quase sempre deixamos de falar sobre determinado assunto partindo do pressuposto de que ele é óbvio. Irrelutante portanto, a sua abordagem, a sua discussão. O óbvio precisa, muitas vêzes, ser mostrado, explicitado, dissecado, para ser conhecido. O educador - sua formação e objetivos, por exemplo, é tema considerado tão claro, tão evidente, tão óbvio, que parece redundância alguém nele envolver-se. "Toda e qualquer profissão que envolva certa dose de responsabilidade social supõe nos que a exercem um cuidadoso preparo no ramo especializado da cultura referente a esse campo profissional." Algumas pessoas dirão: mas isto é óbvio. Veremos que nem sempre êste óbvio é real, praticado, exercitado, feito. Ainda hoje, a despeito da existência de Escolas de Educação e Faculdades de Filosofia, improvisa-se professor de ensino primário e de nível médio. Quanto ao ensino superior, a fábrica de professores tem uma produção impressionante e funciona à base de nomeações amigáveis e até mesmo de concurso. Concurso onde quase sempre não é feita a necessária avaliação da capacidade didática, eu diria, comunicadora, dos futuros mestres.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50850
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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