Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50667
Title in Portuguese: Mediação bibliotecária no desenvolvimento de competências durante estágio supervisionado
Title: Library mediation in the development of competences during supervised stage
Author: Oliveira, Maria Josélia de
Farias, Maria Giovanna Guedes
Keywords: Competências do bibliotecário
Estágio supervisionado
Mediação bibliotecária
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação
Citation: OLIVEIRA, Maria Josélia de; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação bibliotecária no desenvolvimento de competências durante estágio supervisionado. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 13, n. 1, p. 107-129, jan./abr. 2020.
Abstract in Portuguese: Apresenta resultados de pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar o papel do bibliotecário na formação do estudante de Biblioteconomia durante o estágio supervisionado, como mediador no desenvolvimento de competências que atendam às exigências do mercado de trabalho. Trata-se de investigação guiada pela abordagem qualitativa, com método de pesquisa exploratória. Para coleta dos dados se fez uso de questionário e roteiro de entrevista, e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo com o estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que a participação do bibliotecário como orientador técnico representa uma chave de acesso ao mercado, sendo um mediador ativo dessa passagem academia-mercado. Para isso, a network que se forma nos estágios deve ser considerada como a célula geradora de relações profissionais que podem contribuir com o desenvolvimento ou aprimoramento das competências de quem já está no mercado e de quem ainda vai chegar, através da contínua troca de experiências. Concluímos que o estágio supervisionado é uma ponte entre academia e sociedade, e o bibliotecário é o mediador, que pode contribuir tanto no desenvolvimento das competências técnicas inerentes às rotinas diárias da profissão, quanto nas competências comportamentais, e que a mediação bibliotecária perpassa a orientação técnica, tornando-se uma ação dialógica entre os sujeitos (orientador técnico e estagiário) que constroem uma relação sedimentada na troca de experiências.
Abstract: It presents results of research developed with the objective of analyzing the role of the librarian in the training of the Librarianship student during the supervised stage, as mediator in the development of competences that meet the demands of the labor market. This is research guided by the qualitative approach, with an exploratory research method. Data were collected using a questionnaire and interview script, and the data were analyzed using the content analysis technique with the establishment of categories. The results demonstrate that the librarian's participation as a technical advisor represents a key access to the market, being an active mediator of this market-academia pass. For this, the network that is formed in the stages should be considered as the cell that generates professional relationships that can contribute to the development or improvement of the skills of those who are already in the market and who will still reach, through the continuous exchange of experiences. We conclude that the supervised internship is a bridge between academy and society, and the librarian is the mediator, who can contribute both to the development of the technical skills inherent to the daily routines of the profession and to the behavioral competences, and that library mediation goes beyond the technical orientation, becoming a dialogical action between the subjects (technical advisor and trainee) that build a sedimented relationship in the exchange of experiences.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50667
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1983-5213
Appears in Collections:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_mjoliveira_mggfarias.pdf366,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.