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Tipo: Artigo de Periódico
Título: As competências do bibliotecário de referência frente ao paradigma pós-custodial
Título em inglês: The skills of the reference library in front of the post-custodial paradigm
Autor(es): Oliveira, Thiago Pinheiro Ramos de
Costa, Maria de Fátima Oliveira
Nunes, Jefferson Veras
Palavras-chave: Serviço de informação;Serviço de referência;Competência profissional;Bibliotecário de referência;Paradigma pós-custodial
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação
Citação: OLIVEIRA, Thiago Pinheiro Ramos de; COSTA, Maria de Fátima Oliveira; NUNES, Jefferson Veras. As competências do bibliotecário de referência frente ao paradigma pós-custodial. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 13, n. 1, p. 38-55, jan./abr. 2020.
Resumo: Discute as competências do bibliotecário de referência frente ao paradigma pós-custodial com o objetivo de apontar atributos que potencializem o desenvolvimento de competências e aplicá-los aos bibliotecários que atuam no serviço de referência e informação ofertado em bibliotecas. Realiza breves considerações a respeito do fenômeno “informação”, abordando o surgimento da Ciência da Informação e os paradigmas custodial e pós-custodial abordados por Malheiro e Ribeiro (2011). Exibe conceitos e características do serviço de referência e informação, levando em consideração a influência das ferramentas tecnológicas nas atividades desenvolvidas. Aponta a gestão de competência apresentada por Thomas Durand (2006) através do trinômio conhecimento, habilidade e atitude (CHA). Trata-se de um estudo teórico, baseado em pesquisa bibliográfica que utilizou autores como Hjorland e Capurro (2007), Zins (2007), Araújo (2014), Malheiro e Ribeiro (2011), Grogan (1995) e outros. Conclui que o bibliotecário necessita saber o que informar, como utilizar as ferramentas para informar e ter atitude para desempenhar com qualidade o serviço de referência.
Abstract: The article discusses the competences of the reference librarian front the post-custodial paradigm with the objective of pointing out attributes that enhance the development of competences and apply them to librarians who work in the reference and information service. It makes brief considerations about the phenomenon "information", addressing the emergence of Information Science and the custodial and post-custodial paradigms addressed by Malheiro and Ribeiro (2011). It shows concepts and characteristics of the service of reference and information, considering the influence of the technological tools in the developed activities. It points to competence management presented by Thomas Durand (2006) through the trinomial knowledge, skill and attitude (CHA). It is a theoretical study, based on bibliographic research that used authors such as Hjorland and Capurro (2007), Zins (2007), Araújo (2014), Malheiro and Ribeiro (2011), Grogan (1995) and others. It concludes that the librarian needs to know what to report, how to use the tools to inform and have attitude to carry out the reference process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50666
ISSN: 1983-5213
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