Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50502
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Plasticidade cerebral: conceito(s), contribuições ao avanço científico e estudos brasileiros na área de Letras
Título em inglês: Brain plasticity: concept(s), contributions to scientific advancement and Brazilian studies in the area of Language
Autor(es): Costa, Alan Ricardo
Silva, Peterson Luiz Oliveira da
Jacóbsen, Rafael Tatsch
Palavras-chave: Plasticidade cerebral;Neurociências;Linguística aplicada
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: COSTA, Alan Ricardo; SILVA, Peterson Luiz Oliveira da; JACÓBSEN, Rafael Tatsch. Plasticidade cerebral: conceito(s), contribuições ao avanço científico e estudos brasileiros na área de Letras. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 457-476, set./dez. 2019.
Resumo: O objetivo maior do presente artigo é debater as contribuições do conceito de “plasticidade cerebral” no avanço científico brasileiro, sobretudo no que tange ao ensino e à aprendizagem de línguas. Para tanto, os objetivos específicos do trabalho são os seguintes: (a) debater o conceito de plasticidade cerebral, em relação aos conceitos de plasticidade neural, plasticidade neuronal e plasticidade sináptica, com base na literatura da área; (b) apontar contribuições dos estudos referentes à plasticidade cerebral em diferentes áreas do saber, como a Educação, a Psicologia e as Neurociências, mas com pontual ênfase na área da Linguística Aplicada; e (c) apresentar dados do estado da arte de pesquisas oriundas de Programas de Pós-Graduação – coletados a partir de buscas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES – que abarcam discussões referentes à plasticidade cerebral no contexto nacional, com ênfase dada às publicações produzidas em Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Letras/Linguística e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem de línguas.
Abstract: The main objective of this article is to discuss the contributions of the concept of “brain plasticity” in the Brazilian scientific advance, especially with regard to language teaching and learning. In order to do so, the specific objectives of the study are: (a) to discuss the concept of brain plasticity, in relation to the concepts of neural plasticity, neuronal plasticity and synaptic plasticity, based on the literature of the area; (b) to point out contributions of studies related to brain plasticity in different areas of knowledge, such as Education, Psychology and Neurosciences, but with a specific emphasis on the area of Applied Linguistics; and (c) present state-of-the-art research data from postgraduate programs - collected from research on CAPES Theses and Dissertations Bank - which include discussions on brain plasticity in the national context, with emphasis on publications produced in Postgraduate Programs (Master’s and Doctoral Degree) in Letters/Linguistics and their contributions to the process of teaching and learning languages.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50502
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_arcostaplosilva.pdf424,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.