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Tipo: TCC
Título: Ieeeeeeeeiiiiiiiiiiiii: analisando aspectos da cultura cearense na comunicação de marketing
Autor(es): Damasceno, Lucas de Melo
Orientador: Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Palavras-chave: Comunicação de Marketing;Cultura Local;Propaganda;Representatividade
Data do documento: 2019
Citação: DAMASCENO, Lucas de Melo. Ieeeeeeeeiiiiiiiiiiiii: analisando aspectos da cultura cearense na comunicação de marketing. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Resumo: Os aspectos da cultura local podem ser utilizados como ferramentas mercadológicas. Segundo a visão de Kotler e Keller (2006) a cultura pode ser considerada como o principal fator determinante no comportamento do consumidor. Desta forma, é válido e aceitável utilizar estes elementos como estratégia de marketing de uma empresa. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a compreensão do consumidor para propagandas com uso de aspectos da cultura cearense nas mensagens. A revisão da literatura abordou a temática das propagandas, sob a perspectiva de valores e comportamentos criados a partir do contato do público alvo. A pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa, pois objetiva proporcionar maior familiaridade do pesquisador com o fenômeno. Foram realizadas 15 entrevistas com alunos de 10 cursos da Universidade Federal do Ceará que posteriormente foram transcritas e analisadas. Os resultados confirmaram que a utilização dos aspectos da cultura cearense nas propagandas é uma estratégia eficaz pois gera uma identificação e sentimento de representatividade por parte dos consumidores, agregando valor e podendo se transformar em fator determinante quando o produto ou serviço possui uma relação direta com a região.
Abstract: Aspects of local culture can be used as marketing tools. According to the view of Kotler and Keller (2006) culture can be considered as the main determining factor in consumer behavior. Thus, it is valid and acceptable to use these elements as a company's marketing strategy. Thus, the objective of this research is to analyze the consumer's understanding for advertisements using aspects of Ceará culture in messages. The literature review addressed the advertising theme, from the perspective of values and behaviors created from the contact of the target audience. The research is exploratory and qualitative in nature, as it aims to provide greater familiarity of the researcher with the phenomenon. Fifteen interviews were conducted with students from 10 courses at the Federal University of Ceará that were later transcribed and analyzed. The results confirmed that the use of aspects of Ceará culture in advertising is an effective strategy because it generates an identification and sense of representation by consumers, adding value and can become a determining factor when the product or service has a direct relationship with region.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50450
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