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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50445
Tipo: | TCC |
Título: | Estações de carregamento para carros elétricos alimentadas por usinas de microgeração fotovoltaica |
Autor(es): | Pereira, Lucas de Castro |
Orientador: | Carvalho, Paulo Cesar Marques de |
Coorientador: | Freitas, Breno Bezerra |
Palavras-chave: | Geração fotovoltaica;Estações de carregamento;Veículos elétricos;Eletrovias |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | PEREIRA, Lucas de Castro. Estações de carregamento para carros elétricos alimentadas por usinas de microgeração fotovoltaica. 2019. 70 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | O setor de transportes é um dos maiores responsáveis pela emissão de poluentes à atmosfera. Sendo assim, os veículos elétricos (VEs) surgem como uma alternativa limpa para a mobilidade, desde que a energia utilizada para abastecer esse tipo de veículo tenha uma fonte também não poluente. Aliado ao fato da qualidade da infraestrutura ser um dos fatores mais relevantes para a popularização dos VEs, o presente trabalho apresenta o projeto de Estações de Carregamento (ECs) para VEs alimentados por usinas de microgeração fotovoltaica (FV) para estradas no Ceará. Os capítulos iniciais abordam a geração FV no Brasil e no Ceará – e caracterizam os VEs sob perspectivas históricas e mercadológicas. Além disso, são analisadas diversas projeções que tratam de como os VEs podem se estabelecer nas próximas décadas. Sob critérios de quantidade de recargas possíveis de serem realizadas, foram definidas as potências instaladas das ECs – 50, 62,5 e 75 kWp, que são capazes de atender, diariamente, 5, 7 e 8 VEs em um cenário em que cargas completas – de 0 a 100% – são realizadas, chamado de C1, e que oferecem uma autonomia para os VEs de 300 km. No cenário em que apenas cargas de 20% são realizadas, chamado de C2, é possível realizar 27, 34 e 40 recargas, respectivamente. Também foi analisado o uso das ECs nas rodovias cearenses que ligam Fortaleza a destinos turísticos para a formação de eletrovias, bem como em alguns itinerários dentro e fora da capital cearense. |
Abstract: | The transport sector is one of the biggest responsibles for the emission of pollutants to the atmosphere. Thus, electric vehicles (EVs) appear as a clean alternative to mobility, provided that the energy used to fuel this type of vehicle has a non-polluting source as well. Combined with the fact that the quality of the infrastructure is one of the most relevant factors for the popularization of EVs, this paper presents the project of Charging Stations (CSs) for EVs powered by photovoltaic (PV) microgeneration plants for roads in Ceará. The opening chapters deal with PV generation in Brazil and Ceará - and characterize EVs from historical and market perspectives. In addition, several projections are analyzed that deal with how EVs can be established in the coming decades. According to the number of recharges possible, the installed powers of the CSs - 50, 62.5 and 75 kWp were defined, which are capable of meeting daily 5, 7 and 8 EVs in a scenario where full loads - from 0 to 100 % - are realized, called C1, and that offer a range for EVs of 300 km. In the scenario where only 20% loads are performed, called C2, it is possible to perform 27, 34 and 40 reloads, respectively. It was also analyzed the use of the CSs in Ceará highways that connect Fortaleza to tourist destinations for the formation of electrified roads, as well as in some itineraries within and from the capital of Ceará. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50445 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias |
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